Fazer gato no hidrômetro de água representa bem aquele “jeitinho brasileiro” que queremos dar em tudo. Afinal, vale tudo para economizar, será?
O que muitos não sabem, é que esse jeitinho para economizar pode sair muito caro, pois esse tipo de procedimento não é legalizado, e quando detectado o “gato de água”, pode ocorrer sérios problemas.
Hoje em dia, qualquer um pode fazer esse processo, pois na internet existem inúmeros vídeos ensinando a como fazer gato no hidrômetro de água.
E para você não cair na tentação de fazer gato no hidrômetro de água, separamos a seguir informações relevantes sobre o assunto.
Informações como: será que gato no hidrômetro de água traz prejuízo, listamos 5 motivos para você não fazer “gato” na água, quais são as consequências ao fazer gato no hidrômetro, conheça neste artigo quais os perigos que você corre ao fazer o gato na água, saiba também como denunciar “gatos” na rede de água e muito mais. Confira!
Gato no Hidrômetro de água traz prejuízo
Diferente do que muitos pensam ou falam por aí, gato no hidrômetro de água traz bastante prejuízo, e você não tem ideia do grande problema que isso pode causar.
Embora o desejo de economizar seja mais forte, o gato de água é considerado ilegal, e qualquer pessoa pode denunciar esse tipo de procedimento.
Quem for pego fazendo gato no hidrômetro de água, pode arcar com multas bem salgadas. Se você ainda está em dúvida em relação a esse tipo de economia, veja no próximo tópico os 5 principais motivos para não cair na tentação de cometer erro.
5 Motivos para você não fazer “Gato” na água.
Você deve estar se perguntando: Será mesmo que não devo fazer gato no hidrômetro de água? Você já deve ter visto isso em casas de vizinhos, parentes e amigos.
Esse tipo de economia também é feito em locais carentes como em comunidades, mas essa não é a resposta para você economizar. Veja a seguir os 5 principais motivos para não fazer gato no hidrômetro.
O barato sai caro.
Como mencionamos acima, esse tipo de procedimento embora seja simples, e pode ser reproduzido através de dicas feitas por internautas no Youtube, é um procedimento ilegal e sujeito à multa.
Esses vídeos onde são apresentadas formas de como fazer gato no relógio de água, não alertam sobre o perigo que isso pode causar ao seu bolso.
O fornecimento de água pode ser cancelado.
Outro motivo que mostra porque gato no hidrômetro de água não é uma boa opção, é o fato de que quando o caso é flagrado, o fornecimento de água do local é cortado.
Ou seja, se você fez isso em casa e o seu gato de água foi constatado, além das cabíveis penalidades, sua casa também perde o fornecimento, e sendo assim, você e sua família saem perdendo.
Problema na estrutura do relógio.
Quem já fez, ou viu um gato no hidrômetro de água na rua sabe o quanto esse tipo de procedimento pode gerar uma grande dor de cabeça. Isso, porque se o gato for feito de qualquer forma, pode prejudicar o cano, e dessa forma gerar mais prejuízo com desperdícios desnecessários.
Prejudica os vizinhos.
Embora tenhamos a cultura de pensar em nós mesmo e não no próximo, é preciso entender que ao fazer gato no hidrômetro de água, você não é o único a ser prejudicado.
E por que isso?
Porque você vai estar usando mais água por um preço baixo, enquanto o seu vizinho não consegue utilizar a mesma quantidade, e paga o valor em dia.
Já falamos que isso é um baita de um prejuízo?
Os riscos para quem quer utilizar o gato no hidrômetro de água são muito grandes. Hoje em dia a fiscalização é muito rigorosa. Pessoas comuns, vizinhos ou qualquer um pode denunciar um gato de hidrômetro, e quem paga por todos os gastos é a pessoa responsável pelo local pega em flagrante.
Consequências ao fazer Gato no Hidrômetro.
Como já foi mencionado, fazer um gato no hidrômetro de água não é a melhor opção para você economizar. Ao fazer esse tipo de procedimento, quando há a denúncia ou flagrante, a pessoa responsável irá pagar uma multa muito alta. Em caso de gato em casas, a multa pode chegar em até R$ 3.344,00, e se for em estabelecimentos comerciais, o valor chega a R$ 5.854,00.
Quais os perigos que corro ao fazer o Gato na Água.
Quem opta por fazer gato no hidrômetro de água está sujeito a ficar sem o fornecimento de água como forma de punição. Também a forma, como pode ser feito esse “gato”, pode prejudicar o funcionamento e ocorrer mais desperdício do que economia.
Como denunciar “Gatos” na rede de Água.
A Sabesp, empresa responsável pela distribuição da água para a população de São Paulo, informa que o procedimento correto ao encontrar um gato de hidrômetro na água é ligar, e informar sobre a situação e local.
Se você visualizar esse tipo de situação, ligue para o número: 0800 011 9911 para regiões metropolitanas. E caso a situação seja no litoral ou interior, você deve ligar para o número 0800 055 0195.
Como fazer Gato no Hidrômetro de água é crime?
Esse tipo de ato entra como crime, pois o indivíduo está utilizando algo sem pagar, está literalmente roubando. Quando a pessoa faz gato no hidrômetro de água não só prejudica a empresa que trabalha com o saneamento, mas também todos os consumidores. E por que? Porque esse tipo de ato, influencia no aumento do preço da tarifa.