Skip to content

Embasa Salvador

A Embasa Salvador é uma das empresas que prestam serviços essenciais a quem vive na capital baiana. Ela é parte da Embasa, a companhia que fornece água e trata o esgoto na maioria dos municípios da Bahia.




Para orientar as pessoas sobre a Embasa Salvador, esse texto foi escrito. Algumas informações podem poupar dificuldades ou adiantar a solução de problemas com Embasa Salvador.

Explicaremos nesse texto onde pagar as contas dela e como fazer contato com a empresa para reclamações. Forneceremos o endereço e o telefone da Embasa Salvador.

Explicaremos a quem recorrer se falar com a empresa não funcionar. Diremos como funciona o processo de corte de fornecimento de água e como obter 2ª via de conta da Embasa Salvador.

Para organizar melhor o texto, dividiremos as informações de acordo com as dúvidas mais comuns sobre Embasa Salvador:

Embasa Salvador

Quem é a Embasa Salvador

 

Como explicamos, a Embasa Salvador é parte da Embasa. A Embasa, Empresa Baiana de Águas e Saneamento Básico S.A., foi criada no ano de 1971.

Trata-se de uma empresa controlada pelo governo baiano, que possui a maioria de suas ações. Ela é responsável pelo suprimento de água e pelo saneamento básico nos municípios em que está presente.

A Embasa atua em cerca de 9 de cada 10 cidades da Bahia. Nelas, ela constrói as redes de água e esgoto que servem à população. Ela também cuida das obras de expansão e administra essas redes, inclusive a parte financeira delas. Salvador, a capital do Estado da Bahia, é uma das cidades servidas pela Embasa.

Além dos serviços mencionados, a Embasa faz campanhas de conscientização para o uso racional da água. Por exemplo, com esta imagem:
Quem é a Embasa Salvador

Onde pagar a conta da Embasa Salvador

Há várias opções de pagamento de contas da Embasa Salvador. Explicaremos a seguir cada uma delas, para facilitar o pagamento de contas da Embasa Salvador.

O pagamento de contas da Embasa Salvador pode ser realizado em agências bancárias. Esse pagamento, contudo, deve ser realizado em agências de bancos com convênio com a empresa.

Atualmente, eles se limitam a: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, Itaú, Bancoob e Santander.




Outra opção tradicional para pagamento de contas da Embasa Salvador são as lotéricas. Atenção: contas com valores superiores a mil reais não podem ser pagas nelas.

Primeiro, entendamos o que é correspondente bancário. São negócios, como, por exemplo, lojas ou drogarias, que possuem acordo com um banco.

Tal acordo permite que prestem alguns serviços típicos de banco. É possível, entre outras coisas, pagar contas neles. Cada banco tem sua própria rede de correspondentes bancários.

Há quatro redes de correspondentes bancários que podem ser usadas para pagar contas da Embasa Salvador. Essas redes são a do Banco do Brasil, a do Santander, a do Itaú e a do Bradesco.

Segundo dados oficiais, a rede do Banco do Brasil, por exemplo, tem 29 correspondentes bancários em Salvador. Um deles é a Farmácia Duda & Gabi na Rua São Caetano, 320, LJ 5 – Térreo, no Bairro São Caetano. Outro é a Frutfolhas, que fica no Bairro Boca do Rio, mais especificamente na Rua Professor Pinto de Aguiar, s/n.

Facilidade de pagamento Coelba e Embasa

A Coelba é a companhia que fornece eletricidade aos moradores da Bahia. Para facilitar o pagamento das contas de energia, ela credenciou negócios a receber o pagamento.

Esses empreendimentos formam uma rede chamada Coelba Serviços. Qualquer empreendimento dessa rede pode receber contas da Embasa Salvador. Isso se deve a um acordo entre Embasa e Coelba.

Em todo estado da Bahia, há cerca de 1000 pontos participantes da Coelba Serviços. Entre os bairros de Salvador com pontos participantes estão Arraial do Retiro, CAB, Itapuã, Uruguai e Valéria

Pode ser feito o pagamento das contas da Embasa Salvador pela internet. Para isso, é necessário ser correntista de banco com internet banking.Através do Débito automático

Opção para quem tem conta no Banco do Brasil, no Bradesco, no Bancoob, no Citibank, no Hsbc, na Caixa Econômica Federal ou no Mercantil do Brasil.

Esses bancos permitem que o correntista opte pelo débito automático. O dinheiro sai da conta automaticamente todo mês para o pagamento da conta da Embasa.

É preciso prestar atenção a alguns detalhes. Geralmente, o cliente pode usar a internet para optar pelo débito automático. Há exceções. Bancoob e Bradesco exigem que o cliente vá a sua agência optar pelo débito automático. O Banco do Brasil permite opção pela internet, mas há uma limitação.

No primeiro mês, o correntista terá que confirmar a permissão para o débito pela internet, na agência ou em um caixa eletrônico. Nos meses seguintes, o dinheiro sairá automaticamente.

Como consultar a Embasa Salvador 2ª via para pagamento

Em alguns casos, o usuário da Embasa Salvador precisará conseguir a 2ª via de conta para pagamento. Isso pode ser feito de graça pelo computador. Basta ir ao endereço http://www.embasa.ba.gov.br/centralservicos/index.php/2a-via-de-conta?suaconta=sim .

A Embasa Salvador possui postos de atendimento. Nesses locais, a 2ª via pode ser obtida também. Contudo, nesse caso, a empresa cobra uma pequena taxa (atualmente, de 1,51 reais). O titular da instalação deve ir ao posto de atendimento munido de seu CPF e de seu RG.

Entre os endereços de postos de atendimento em Salvador, podemos mencionar o do Bairro Liberdade e o do Bairro Itapuã. O primeiro fica na Rua Lima e Silva, Shopping Liberdade, 74. O segundo, na Avenida Dorival Caymmi, Edifício Leandro, 93.

Como reclamar da Embasa Salvador

Ter possibilidades de reclamar dos serviços de uma empresa é essencial. Quem se sinta prejudicado ou ofendido pela atuação da Embasa Salvador tem vários canais a que recorrer.

A Embasa Salvador, como qualquer outra divisão da Empresa, pode ser alvo de reclamações ou denúncias pelo telefone. O número é 0800 0555 195.

As reclamações podem também ser feitas pela internet em http://www.embasa.ba.gov.br/centralservicos/index.php/fale/85-central/85-iframe-contatooffline .

Reclamações contra Embasa Salvador podem também ser feitos pessoalmente em um dos pontos de atendimento mencionados no subtítulo anterior.

Espera-se que reclamar para a Embasa Salvador seja o bastante. Supondo, porém, que não seja, há outras opções. A qualidade dos serviços públicos do estado e a atuação das empresas públicas são do interesse da Ouvidoria do Estado da Bahia.

Ela recebe reclamações sobre essas empresas. As reclamações podem ser realizadas no telefone 0800 284 0011. Queixas sobre Embasa Salvador podem também ser feitas à Ouvidoria através da internet.

Basta simplesmente ir a http://www.ouvidoria.ba.gov.br. Clique em Registro e siga as instruções.

Outra opção, no caso de serviços ruins, cobranças abusivas, etc. é recorrer a um Procon. Existe o Procon Estadual da Bahia, que possui boa quantidade de postos de atendimento em Salvador.

Mencionaremos o endereço de um dos postos de atendimento do Procon Estadual da Bahia na capital baiana. É o que fica no endereço Avenida Centenário, 2992 – Sobreloja – 1º Piso, no Bairro Chame-Chame. O número para ligações é (71) 3264-4581.

Qual telefone da Embasa Salvador

Depende na verdade de com quem a pessoa quer falar. Começaremos fornecendo os telefones de alguns postos de atendimento e de dois SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor) da Embasa Salvador:

Ponto de atendimento no Bairro liberdade: (71) 3243-8112 e (71) 3254-2209.
Ponto de atendimento no Bairro Itapuã: (71) 3285-1892 e (71) 3285-0909.
SAC no Bairro Barra: (71) 3264-9711 e (71) 3264-2133.
SAC no Bairro Cajazeiras: (71) 3395-8414 e (71) 3395-863.1

Já dissemos que o telefone 0800 284 0011 recebe queixas sobre todas as divisões da Embasa. Também serve para solicitar informações, solicitar serviços ou fazer denúncias ou sugestões.

Como a Embasa Salvador corta a água

Usuários em débito com a Embasa Salvador podem ter seu fornecimento de água interrompido. Segundo informa a empresa, se uma conta não for paga até cinco dias úteis após vencer, uma notificação é enviada ao titular. Trinta dias após o recebimento desse aviso, a água deixa de ser fornecida ao usuário em débito.

Tem havido na internet gente reclamando de que a empresa cortou a água antes de completados os trinta dias mencionados. Os regulamentos da Embasa proíbem o corte antes desse prazo. Se acontecer, deve ser denunciado.

Onde fica a Embasa Salvador

A Embasa é sediada em Salvador. A sede está no Bairro CAB (Centro Administrativo da Bahia). Mais especificamente, na 4ª Avenida, 420.

Já fornecemos endereços de postos de atendimento da Embasa Salvador. Um dos SACs (Serviços de Atendimento ao Cliente) da empresa fica na Avenida Centenário, s/n, no Bairro Barra.

Fornecemos informações sobre Embasa Salvador e como resolver problemas relativos a ela. Dissemos o que ela é e o que ela faz. Falamos sobre consulta de segunda via de conta da Embasa Salvador.

Explicamos onde pagar as contas da empresa. Dissemos em quais endereços Embasa Salvador pode ser encontrada e como fazer contato por telefone.

Explicamos como reclamar à empresa e, se não adiantar, como reclamar a outros órgãos. Informamos como funciona o procedimento de corte de água.

Respondemos às dúvidas mais comuns sobre Embasa Salvador. E aí, respondemos às suas dúvidas? Diga o que achou do texto nos nosso comentários. Se achou as informações do texto úteis, compartilhe. Quanto mais gente souber, melhor. Conhecimento é poder!