SANEAGO é uma empresa de saneamento básico brasileira e sua área administrativa de atuação é o Estado de Goiás. Assim, essa estatal tem responsabilidade sobre 225 dos 246 municípios do Estado de Goiás.
A companhia também é considerada uma sociedade de economia mista. Isso significa que há uma colaboração entre o próprio Estado e setores privados.
Após as décadas de 1940 houve a implantação de sistemas de esgoto sanitários pelo Estado de Goiás. Em 1967 a antiga DES (Departamento Estadual de Saneamento) foi transformada na SANEAGO. Acesse o organograma completo, também disponível no site da empresa para download.
Onde pagar a conta da SANEAGO
A conta da SANEAGO vem em forma de uma fatura que poderá ser paga em qualquer banco. Os pagamentos em boleto serão somente reconhecidos após a compensação no sistema bancário.
A conta também pode ser paga através do Internet Banking do usuário, após a criação de uma senha e cadastro no site oficial da empresa. Veja aqui uma explicação animada sobre o conteúdo da fatura de água da SANEAGO.
O site oficial da SANEAGO também oferece a opção de emissão da segunda via da fatura, bem como a verificação e quitação através do site.
Para isso, acesse o site oficial da SANEAGO, na seção de cliente haverá um link para emissão de segunda via. Para conseguir acessar será necessário estar com o número da conta e o dígito verificador em mãos.
Há inclusive a possibilidade de realizar a emissão da segunda via da fatura nos inúmeros pontos de atendimento presencial espelhados pelo Estados de Goiás.
A seção do Acesso à Informação do site oficial da companhia oferece todos os endereços e horários de atendimento em cada município.
Além disso, é possível solicitar informações e acessar segundas vias das contas através das agências Vapt Vupt, bem como nas próprias Unidades de Atendimento em todo o Estado de Goiás.
Como consultar a SANEAGO para a 2ª via do pagamento
Certamente, o serviço de emissão de segunda via pode ser acessado no site da SANEAGO e não precisa de autenticação.
Passo a passo para acessar a segunda via da fatura da SANEAGO:
- Acesse o site oficial da empresa.
- Clique na aba direita superior, em Cliente;
- Clique no link Serviços;
- Uma página de acesso para a Agência Virtual será aberta;
- Tenha em mãos o número de sua conta, com o dígito verificador;
- Clique em Consultar;
- Imprima a segunda via ou realize o pagamento através de seu Internet Banking.
Como reclamar de falta de água na SANEAGO
No próprio site da SANEAGO há uma seção de atendimento virtual para reclamação da falta de água. No mesmo site, acesse a área do cliente.
Na seção de serviços sem autenticação; em Água e Esgoto, acesse o link em Comunicado de Falta de Água. Você entrará em uma página com mensagens de possíveis motivos da falta de água.
De acordo com a SANEAGO a falta de água pode ocorrer por manutenção no sistema ou manutenção não programada no sistema de água por conta de rompimentos, etc.
Além disso, o corte do serviço pode ocorrer por falta de pagamento. Caso tenha sido esse último o motivo, acesse a seção do site para a impressão da segunda via e realize o pagamento.
Assim, quando a água for cortada por esse motivo, um funcionário da empresa irá na residência para realizar o corte. Para solucionar esse caso será necessário realizar a negociação do débito ou o pagamento total da dívida.
O serviço será religado mediante a compensação bancária do pagamento da parcela do acordo ou dívida.
Na própria agência virtual será possível enviar os dados sobre o endereço onde ocorreu o desligamento. Nessa área você encontrará um formulário de contato. Envie os dados para a SANEAGO e aguarde uma solução.
Há também a possibilidade de obter atendimento através das agências do Vapt Vupt ou nas Unidades de Atendimento no interior do Estado. Além disso, há opções de atendimento telefônico para reclamações e solicitações. A Central de Atendimento, por exemplo, funciona 24 horas por dia durante os 7 dias da semana, incluindo feriados.
Qual o telefone 0800 da SANEAGO
Os telefones 0800 de atendimento da SANEAGO são da Central de Atendimento ao Cliente da Empresa. Os telefones a seguir serão úteis caso você precise entrar em contato com a empresa:
- Atendimento ao cliente 24 horas: 0800 645 0115.
- Atendimento a grandes clientes (disponível de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, exceto em feriados): 0800 645 0116.
- Ouvidoria (disponível de segunda a sexta-feira das 7h às 19h exceto em feriados): 0800 645 0117.
- Atendimento a clientes fora de Goiás ou do Brasil: (62) 3221 2200.
A SANEAGO também dispõe de uma modalidade de atendimento por chat no próprio site. Acesse o link do chat de atendimento aqui.
Como a SANEAGO corta a água
A falta de água pode ocorrer por conta de manutenções programadas no sistema. Esse tipo de corte é feito na própria estrutura de alimentação de saneamento para que sejam realizadas manutenções.
Além disso, o corte por manutenção programada é temporário e pode estar dentro do âmbito de uma determinada região de fornecimento.
Há casos em que a manutenção precise ser feita de forma emergencial. Isso por conta de rompimentos acidentais nas adutoras ou outros tipos de problemas.
Por isso, além de cortes programados, acidentes que possam ocorrer causam um interrompimento temporário nos serviços de alguma região.
Quando o corte é feito por causa de falta de pagamento, o usuário geralmente sabe que tem débitos não pagos. Além disso, o cidadão em débito pode comunicar o corte e a restauração do serviço após negociação do débito.
O corte é feito geralmente após 90 dias de inadimplência, porém em caso de corte em estabelecimentos comerciais poderá ocorrer em apenas 30 dias de débito.
Se você deve várias faturas e não tem o dinheiro total da dívida, é possível negociar. A situação será resolvida após a compensação do primeiro débito do acordo ou o pagamento da dívida que causou o corte.
Um dispositivo que impede o fornecimento é colocado dentro do encanamento que leva a água para sua casa. Essa operação será realizada por um funcionário da empresa. Assim, há casos em que o aviso prévio de corte estará na fatura que pode relacionar um débito anterior ou os débitos anteriores.
Onde fica a SANEAGO
Os atendimentos presenciais na SANEAGO podem ser realizados em unidades de atendimento da própria empresa. Além disso, as unidades de Vapt Vupt de Goiânia e de Aparecida de Goiânia realizam atendimento para a SANEAGO.
Assim, caso você precise ir até uma unidade para atendimento presencial verifique o endereço de atendimento em sua cidade. É possível ver a lista completa de endereços de atendimento no site da empresa, na seção de Acesso à Informação.
Acesse o link para verificar o endereço de atendimento da SANEAGO da sua cidade: http://www.saneago.com.br/2016/lai/telefones-unidades-atendimento-lai.html
Os horários de atendimento aos clientes nas Unidades de Atendimento da SANEAGO são de segunda a sexta das 7h 30 às 11h 30 e das 13h 30 às 17h 30. Caso precise de um atendimento nas unidades Vapt Vupt, os horários de atendimento variam de acordo com o local e cidade.
Por isso, consulte o link para as unidades de atendimento de sua cidade. Na página, há uma tabela com o endereço e horários de atendimento de todas as cidades do Estado.
Atendimento
A SANEAGO busca excelência no atendimento para facilitar a vida do usuário ao máximo. Você já ligou para a central de atendimento da? Já compareceu a uma das agências Vapt Vupt e conseguiu esclarecer suas dúvidas?
Você costuma acessar o portal? Comente, compartilhe suas experiências com a SANEAGO e ajude outros usuários a usarem os serviços da empresa!