Entenda como funciona o rodízio da Sanepar.
A falta de água é um grande problema, enfrentado por milhares de pessoas em todo município. E para tentar reverter essa situação,a Sanepar vem adotando medidas de rodízio de água.
Dessa forma, mesmo com os problemas relacionados a falta de água, é possível atender a população e fazer com que a água chegue diariamente nas residências da cidade, mesmo que de forma controlada.
Se você é um dos consumidores da Sanepar e sua residência também vem passando pelo rodízio, é importante entender como anda o sistema de racionamento de água, para poder se programar sobre quando a água estará disponível.
Neste artigo, nós vamos mostrar as principais informações relacionadas ao rodízio adotado pela Sanepar e como este sistema pode afetar o abastecimento de água em sua região.
Não deixe de acompanhar nosso artigo, para se manter bem informado sobre o assunto.
O que é o Rodízio da Sanepar?
O rodízio da Sanepar, é um sistema de racionamento de água adotado pela companhia para permitir que mais consumidores tenham acesso ao fornecimento de água.
Este sistema de racionamento vem sendo adotado alguns meses pela empresa, para garantir que toda população do município possa receber água em sua casas pelo menos uma vez ao dia.
Por que o rodízio foi adotado?
Se você é consumidor Sanepar provavelmente já deve ter se questionado: “Mas afinal, por que está havendo rodízio de abastecimento Sanepar em minha região”?
Existem alguns fatores que tem ocasionado este problema na região. De acordo com informações divulgadas pela própria companhia, desde 2019 não há um volume suficiente de chuvas na região de Curitiba.
Com isso, os reservatórios de água que abastecem a região estão com os níveis abaixo do necessário. Oferecendo menos água para a população.
Outros fatores importantes para o racionamento, é o aumento das temperaturas e o isolamento social, que faz com que as pessoas acabem consumindo muito mais água do que o “normal”.
Para evitar que falte água, a Sanepar adotou o rodízio para distribuir de forma justa o fornecimento de água para as regiões do município.
Como funciona o Rodízio da Sanepar?
O rodízio de abastecimento da Sanepar foi dividido em municípios e bairros mais afetados, através de um sistema de calendário. Nos dias de rodízio, o desligamento da água é feito a partir das 8hs, e começa a ser retomado de forma gradual às 23hs.
A normalização da água deve ser restabelecida até as 8hs do dia seguinte conforme a tabela de rodízio da Sanepar. É importante ressaltar que tanto o desligamento da água, quanto a normalização pode variar de uma região para outra.
Como ficou o calendário deste rodízio?
Para saber se o seu imóvel vai ser afetado pelo rodízio, acesse o site da Sanepar (http://site.sanepar.com.br/) e clique na opção “Veja se sua residência está no mapa”, que está disponível na página inicial do site.
Na próxima página,estará disponível 3 tipos de consulta ao calendário:
- Mapa com consulta por rua: Basta consultar digitar o seu endereço no mapa, e verificar quando haverá o corte no abastecimento de água;
- Mapa por região afetada: Basta clicar sobre o mapa, e você pode verificar as regiões que serão afetadas pelo rodízio. Inclusive dias e horários;
- Tabela com dados por área, cidade e bairro: É possível verificar os locais, horários e dias que haverá o corte no abastecimento.
Onde obter maiores informações com a Sanepar?
Você já procurou na tabela de rodízio Sanepar e sua residência não está no calendário, mas ainda assim está sem água?
Nesses casos, é importante verificar se o problema de falta de água também está acontecendo com seus vizinhos, ou apenas em sua residência. Pois a companhia não tem autorização para fazer serviços de manutenção internos.
Além disso, verifique também se as contas de água estão em dia. No site da companhia (http://site.sanepar.com.br/servicos/pagamentos-efetuados) ou no aplicativo da Sanepar, você pode obter mais informações sobre os pagaentos. Caso tenha alguma conta já vencida, procure pagar o quanto antes.
Já fiz todos os procedimentos mas estou sem água, o que fazer?
Se você já fez todos os procedimentos que mencionamos no tópico anterior mas ainda continua sem água, você deve entrar em contato com a Sanepar, para obter mais informações sobre os possíveis problemas que podem estar ocorrendo.
Para isto, basta entrar em contato com a central de atendimento telefônico pelo 0800 200 0115
Confira mais informações no site Sanepar
Através do site (http://site.sanepar.com.br/), você também pode conferir mais e notícias a respeito do rodízio da Sanepar. Além de poder obter mais informações relacionadas a sua conta de água de forma prática.
Como 2ª via de conta, tarifas, onde pagar as contas, unidades de atendimento presencial da companhia, entre outras informações.
Aqui nos artigos em nosso blog Conta de Água Online, você também confere diversos outros dados relevantes sobre sua conta de água, continue acompanhando!