Confira todas as informações sobre os serviços e atendimento da CAGEPA.
A CAGEPA (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) é uma empresa estatal que presta os serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto no estado da Paraíba, além das chamadas CAGEPA licitações para a contratação dos serviços terceirizados que competem as demais funções para a realização dos seus serviços.
Ainda assim, mesmo que se trate de uma empresa estatal com mais de cinco décadas de atuação, ainda existem muitas dúvidas a respeito dos seus serviços, sistemas e atendimento ao cliente.
Essas questões são relativamente corriqueiras, devido principalmente as atualizações dos canais de atendimento da empresa, já que ocorreu alteração no número de telefone e também a adição dos canais virtuais.
Confira abaixo as respostas para as principais dúvidas a respeito da CAGEPA, sanando todas as questões a respeito de serviços e atendimento da empresa:
O que é a CAGEPA?

A CAGEPA (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) é a estatal responsável pela distribuição de água e também pelo tratamento e coleta do esgoto de mais de 80% dos municípios do estado da Paraíba.
A antecessora da CAGEPA foi a SANESA (Saneamento de Campina Grande), fundada no ano de 1955, sendo que, 11 anos depois, em 1966 a empresa foi dividida em duas novas companhias, a SANECAP (Saneamento da Capital) e a própria Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, que passava a ter uma cobertura estatal.
Em 2017, o nome da empresa esteve envolvido em polêmica quando o governador Ricardo Coutinho foi acusado de negociar a privatização da estatal em segredo, solicitando estudos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para tal movimento.
Muitos se questionaram sobre quais os reais motivos para a mudança, se o estudo foi realizado com a intenção de ampliar a abrangência ou apenas disponibilizar mais recursos aos cofres públicos.
No entanto, a privatização não ocorreu, contrariando uma recomendação do governo federal que atrelou a liberação de auxílio financeiro para o estado com a transferência da estatal para a iniciativa privada.
Qual a área de abrangência da CAGEPA?
A CAGEPA está presente em 224 localidades em toda a Paraíba, sendo dividida em 200 cidades sedes de municípios e mais 24 distritos e povoados, o que representa uma abrangência de 83% de todo estado.
Para que seja possível tamanho gerenciamento, a empresa conta com a sua sede administrativa na capital João Pessoa e mais 5 unidades de gestão, presentes nas cidades de Guarabira, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.
Quais as funções da empresa?
A CAGEPA tem como função a responsabilidade de projetar, realizar e atuar nos serviços de saneamento básico com a abrangência de todo estado da Paraíba.
Com isto, a companhia é responsável por coletar e distribuir água potável, assim como a captação e tratamento do esgoto, comercializando estes serviços, que, de maneira direta e também indiretamente, dependem de uma série de funções adjacentes, que também são de sua responsabilidade.
Como falar com a CAGEPA?
A CAGEPA dispõe de um amplo sistema para o atendimento ao consumidor, onde é possível se informar sobre os serviços prestados, assim como comunicar quaisquer eventuais problemas. Os principais canais de comunicação são os seguintes:
- CAGEPA telefone – No número 115;
- CAGEPA atendimento online – Pelo site cagepa.pb.gov.br;
- CAGEPA agência virtual – Através do site agenciavirtualcagepa.gsan.com.br.
O mais recente canal de atendimento da CAGEPA também é virtual, e se trata do WhatsApp, que é acessado através do número (83) 981984495.
É importante salientar que não existe um CAGEPA telefone 0800, já que este tipo de atendimento não permite ligações realizadas através de telefonia móvel (celular), sendo que este é o principal meio de comunicação de grande parte dos consumidores.
Outro ponto de importante ressalva, é que o atendimento também é realizado nas agências físicas da companhia. Caso a questão seja onde fica a CAGEPA, a empresa está presente nas seguintes localidades:
- Grande João Pessoa – Camilo de Holanda, Mangabeira, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Mangabeira, Jaguaribe e Alhandra;
- Campina Grande – R2 na Rua Felix Antônio e a Casa da Cidadania na Av. Dr. Severino Cruz;
- Guarabira – Loja na Av. Dom Pedro II, 209 e a Casa da Cidadania na Av. Pe. Inácio de Almeida;
- Patos – Loja na Rua: Francisco Pontes e nas Casas da Cidadania nos bairros de Itaporanga, Pombal e no Shopping Guedes;
- Cajazeiras – Loja na Rua Anacleto de Souza, na Agência Local de São José de Piranhas na Rua Projetada e também na Casa da Cidadania no Shopping Centro.
Como avisar a CAGEPA da falta de água?
A empresa possui um canal de atendimento online voltado apenas para solucionar dúvidas relacionadas ao abastecimento de água, o “CAGEPA falta de água“, presente no site cagepa.pb.gov.br, clicando em “Comunicado de Falta de Água”, escolhendo a cidade e então se informando sobre o ocorrido.
Caso o problema não esteja registrado no site, será necessário entrar em contato com a CAGEPA atendimento telefone, através do número 115, seja de aparelhos fixos ou móveis (celular).
Também é possível se dirigir a uma agência física para relatar problemas de vazamento ou outras questões. No entanto, se trata do meio mais ineficaz, devido ao tempo gasto com o deslocamento até o local.
É relativamente comum que um cliente vá até uma loja física comunicar um vazamento que já foi relatado por outra pessoa por meio dos demais canais de comunicação.
Neste caso, a instrução é, se não for possível entrar em contato pelo telefone ou atendimento virtual, buscar uma alternativa com vizinhos e familiares para tal, já que a solução da questão representa um benefício a todos que dependem do abastecimento e coleta da CAGEPA.
Como comunicar vazamentos a CAGEPA?
Há dois modos de comunicar vazamentos à CAGEPA, por meio do atendimento via telefone ou da agência virtual, sendo que ambos possuem o mesmo prazo e eficiência no atendimento. Para realizar o contato no CAGEPA atendimento, basta utilizar os seguintes canais:
- CAGEPA telefone – No número 115;
- CAGEPA agência virtual – Através do site agenciavirtualcagepa.gsan.com.br.
Em caso de dúvidas sobre os canais de comunicação da companhia, ou caso ocorra alguma alteração destes, é possível obter a informação através do CAGEPA boleto, que possui os devidos informativos e opções de contato.
Outra opção é acessar o site da CAGEPA, pelo endereço cagepa.pb.gov.br, seja do computador, smartphone ou tablete.
Como solicitar religação?
No próprio site da estatal é possível entrar o serviço da CAGEPA religação de água, para isto, basta acessar o endereço, passar o cursor do mouse sobre o campo “Serviços Online” e clicar em “Ligações de Água e Esgoto”.
Outra maneira, e a mais eficiente, é entrar em contato com a empresa pelo CAGEPA telefone, através do número 115, que aceita chamadas de aparelho fixos e móveis (celulares).
Caso o seu problema de abastecimento tenha ocorrido devido ao serviço de CAGEPA corte de água, por inadimplência, é necessário quitar os débitos com a empresa antes de solicitar a CAGEPA religação de água.
Para isso, basta acessar a CAGEPA agencia virtual, no endereço agenciavirtualcagepa.gsan.com.br ou através do site da empresa (cagepa.pb.gov.br), clicando em “Agência Virtual” no segundo menu.
Após ser redirecionado para o novo site, basta informar o CPF ou CNPJ do titular da conta, clicar em “Serviços” e, em seguida, na opção “Negociação de débito”.
Se por ventura este tipo de ocorrência é habitual devido a esquecimento na hora de pagar ou cumprir com o prazo do CAGEPA boleto, também é possível automatizar este pagamento.
Para isso, basta acessar a CAGEPA agencia virtual, no endereço agenciavirtualcagepa.gsan.com.br ou através do site da empresa (cagepa.pb.gov.br), clicando em “Agência Virtual” no segundo menu.
Após ser redirecionado para o novo site, basta informar o CPF ou CNPJ do titular da conta, clicar em “Serviços” e, em seguida, na opção “Débito automático em conta”.
Qual o site da empresa?
Há dois sites da CAGEPA, o cagepa.pb.gov.br, que é o endereço virtual da empresa, que conta com diversas informações, institucional da estatal, canais de atendimento e alguns serviços online.
O outro site se trata do CAGEPA agencia virtual, no endereço agenciavirtualcagepa.gsan.com.br, para informações e também os serviços de negociação de débito, estrutura tarifária, validar certidão negativa de débito, volume consumido, tabela serviços, onde pagar sua fatura, orientações ao cliente e débito automático em conta.
A CAGEPA agência virtual também possui links e informações para os canais de atendimento que competem ao Tele Atendimento e Ouvidoria da empresa.
Outra opção para quem prefere o atendimento virtual, é utilizar o CAGEPA app, que pode ser baixado e instalado em aparelhos com o sistema Android e iOS. No aplicativo é possível utilizar os seguintes serviços:
- CAGEPA falta de água;
- CAGEPA Vazamento;
- CAGEPA Esgoto;
- CAGEPA segunda via;
- Imóveis e Consumo;
- Meus Registros;
- Atendimento;
- Chat.
Devido a atual crise de saúde global, a CAGEPA institui o programa CAGEPA baixa renda, onde a empresa negocia as dívidas dos seus clientes com descontos em juros e multas que podem chegar a até 100%.
A iniciativa “Fique em dia com a CAGEPA” tem um curto prazo de atuação, que pode ou não ser prorrogado, dependendo exclusivamente da adesão dos seus clientes.
Caso a sua dúvida sobre os canais de atendimento seja por conta deste novo programa, confira abaixo um vídeo da TV Correio onde é possível obter mais informações sobre esta iniciativa da CAGEPA:
Veja o vídeo: