Skip to content

Auto Leitura da Sabesp – Faça e confira se tudo está correto!





Tudo que é necessário saber sobre a auto leitura Sabesp. Devido aos tempos de isolamento social, os cidadãos brasileiros estão tendo que se adaptar diversos aspectos do cotidiano, em São Paulo, por exemplo, passou a ser importante entender sobre a autoleitura de hidrômetro.

A Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), responsável pela leitura do consumo de água dos cidadãos possibilitou para os moradores a possibilidade de realizar a autoleitura.

A Sabesp autoleitura é uma forma do cidadão ter a leitura de hidrômetro feito da forma mais segura possível, já que é ideal o isolamento nesse cenário que vivemos.

Dessa forma, passou a ser fundamental entender os pontos chaves sobre esse assunto, para que você pague o que é justo. Ficou interessado no assunto, certo?




Boa leitura!

O que é a auto leitura da Sabesp?

sabesp autoleitura coronavirus
Auto Leitura da Sabesp – Faça e confira se tudo está correto!

A auto leitura Sabesp foi uma medida encontrada por essa instituição durante o período de isolamento social para evitar o contato entre os cidadãos de São Paulo e os técnicos responsáveis pela leitura de hidrômetros.




Como o próprio nome já sugere, o conceito de auto leitura é quando o próprio consumidor realiza a leitura do hidrômetro de sua residência e não o profissional responsável por essa atividade. Esse tipo de ação está sendo necessário, pois o consumidor deseja realizar o pagamento por meio da auto leitura e não pela média, que é feita quando o leiturista não tem acesso ao hidrômetro.

Portanto, a auto leitura Sabesp é disponibilizar os dados de consumo e pessoal do cliente na plataforma digital da companhia, de acordo com o que for requisitado e aguardar que a conta seja entregue da forma solicitada.

Passo a passo para fazer auto leitura na Sabesp

Não há complexidade nenhuma no processo de como fazer autoleitura Sabesp, basta prestar atenção no passo a passo que será explicado a seguir e executá-lo para realizar a autoleitura.




Executa os passos a seguir:

  1. Acesse o site da Sabesp: www.sabesp.com.br ou a Agência Virtual;
  2. Selecione o ícone “Sabesp Fácil” que fica localizado na área “Sua Conta”;
  3. Informe o PED (código do cliente) ou o RGI;
  4. Clique na opção de “Correção de Leitura por Média”;
  5. Digite o número do CPF, o nome da pessoa solicitante, e-mail, telefone de conta e anexe a conta que foi emitida por média, dos documentos do responsável e da leitura;
  6. Aguarde até em dois dias úteis para receber o retorno dessa correção.

Viu só como é simples conseguir realizar o processo de auto leitura Sabesp? Resolva os seus problemas agora mesmo.

Onde fica a leitura do hidrômetro na conta de água da Sabesp?




É importante saber onde é que fica a leitura do hidrômetro na conta de água para você? Entenda exatamente como identificar essa informação e entender melhor o funcionamento de auto leitura Sabesp. Basta você identificar a tabela de leitura que é localizada em destaque em sua conta de água.

Além de apresentar a leitura atual e a data em que essa leitura foi realizada, o consumidor também consegue saber a data e a leitura da conta anterior e a última informação encontrada nessa tabela é a data da próxima leitura. Todas as informações importantes sobre o consumo de água podem encontrados na conta da Sabesp, basta analisar cuidadosamente e prestar atenção nos detalhes.

sabesp autoleitura como fazer

Como é feito o cálculo da conta de água?

Não é difícil compreender como é que funciona o calcula da conta de água. Uma das primeiras coisas que você deverá fazer ao realizar a auto leitura Sabesp SP é se atentar em dois espaços na conta: a leitura anterior e a leitura atual. Pegue esses dados e subtraia do valor referente a leitura atual o valor da leitura anterior, dessa maneira, você saberá quanto de água foi consumida no mês.

Veja só esse exemplo:

  • A leitura atual tem o valor de 700 m³;
  • A leitura anterior é de 680 m³;
  • Portanto, o valor do consumo de água naquele mês é de 20 m³, pois 700 – 680 é igual a 20.

Consegue entender como funciona a leitura do consumo da água? Não deixe de realizar a auto leitura Sabesp.

Como sempre conferir se a conta está batendo com o cálculo?

Para saber se a conta está batendo com o cálculo realizado na auto leitura Sabesp você deve entender como é transformado metro cúbico em real.

  1. Considere seis faixas de consumo;
  2. O consumo do 10 m³ é referente a tarifa mínima, por exemplo, R$ 10;
  3. A segunda faixa, o segundo 10 m³ são multiplicados pelo valor que excede a segunda faixa, por exemplo, 10 vezes 2,25 = R$ 22,50;
  4. O consumo total foi de 20 m³, sendo assim, não há mais o que calcular;
  5. Dessa maneira, a conta de água é de 10 + 22,50 = 32,50.

Entendeu como é possível conferir a conta e se ela bateu com o cálculo? Agora você está pronto para fazer a auto leitura Sabesp.

Veja o vídeo: