Skip to content

Caema Trabalhe Conosco – Tire Suas Dúvidas





Se você tem dúvidas a respeito de vagas de emprego no CAEMA e como fazer para trabalhar lá, fique atento a esse artigo, pois ele foi escrito pensando especialmente em você.

Aqui, abordaremos temas como os concursos e vagas já oferecidos anteriormente, além das condições de trabalho, salário e muito mais.

Saiba também sobre as vagas disponíveis atualmente e toda a história da Companhia de Saneamento Básico do Maranhão até aqui.




Não perca!

Vagas CAEMA
Vagas CAEMA

Como Funciona o Caema Trabalhe Conosco?





A CAEMA, sigla para Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, é, como o nome sugere, a empresa de abastecimento de água e saneamento básico do estado do Maranhão.

Criada em 06 de julho de 1966, os objetivos da CAEMA sempre foram promover a saúde da população e o saneamento básico no estado do Maranhão, além de explorar os serviços públicos de abastecimento de água e esgotos sanitários tendo responsabilidade social e sustentabilidade como nortes para cumprir essa missão.

Atuante em quase todos dos 217 municípios maranhenses, a Companhia de Saneamento Básico Ambiental do Maranhão tem atualmente a colaboração de 1.638 funcionários.

Destes, 80% ficam sedeados na capital, São Luís, e 20% estão baseados nas Gerências de Negócios, que ficam nas cidades de Chapadinha, Pinheiro, Pedreiras, São João dos Patos, Santa Inês, Itapecuru, Presidente Dutra e Imperatriz.

Nesses 53 anos de atuação, a CAEMA se orgulha de ter feito parte do grande avanço que aconteceu no Maranhão no que concerne à saúde preventiva.

Quando a companhia foi criada, em 1966, somente 4% da população do estado podia contar de água potável e apenas 1,4% com uma rede coletora de esgotos sanitários.

Ou seja, dos 128 municípios existentes no estado naquele ano, somente 9 possuíam sistema de abastecimento de água.

Hoje, depois de todos esses anos de trabalho, as coisas mudaram para melhor: 74% da população do Maranhão pode contar com água tratada em suas residências e 19,7% com uma rede coletora de esgotos sanitários.

Diante de todas essas informações, não é de se estranhar que muitas pessoas desejem trabalhar e fazer parte da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão.

Não há no site da CAEMA (http://www.caema.ma.gov.br/portalcaema/) uma área destinada especificamente à vagas de emprego ou uma aba chamada “Trabalhe Conosco”.

Entretanto, ao fazer uma busca mais avançada é possível perceber que, de tempos em tempos, a empresa realiza Concursos que contam com editais.

O último de que se tem notícia por meio do site, ocorreu em abril de 2014 e segue convocando pessoas para cargos até hoje.

O resultado desse concurso saiu em abril de 2015 e, já a princípio, convocou 183 aprovados. Dentre eles, 9 eram concursados de nível superior, 39 eram agentes comerciais, 7 agentes administrativos, 2 técnicos administrativos, 3 eram agentes operacionais, 64 assistentes operacionais, 15 eram técnicos operacionais e 44 faziam parte do apoio administrativo.

Na segunda e terceira convocações, ambas ocorridas no mesmo ano, foram chamadas mais 89 e 9 pessoas respectivamente.

Já na quarta convocação, que ocorreu em setembro de 2015, 34 pessoas foram convocadas.

Em junho de 2016 foram abertas 58 vagas para estágio nas mais diversas áreas de níveis superior e médio, como:

  • Administração,
  • Análise de Sistema,
  • Ciências Biológicas,
  • Ciências Contábeis,
  • Comunicação Social,
  • Direito,
  • Engenharia Ambiental,
  • Engenharia Civil,
  • Engenharia de Produção,
  • Engenharia Elétrica,
  • Engenharia Mecânica,
  • Engenharia Química,
  • Geologia,
  • Serviço Social,
  • Técnico em Edificações,
  • Técnico em Eletromecânica,
  • Técnico em Meio Ambiente,
  • Técnico em Saneamento e Técnico em Segurança do Trabalho.

A carga horária era de 20 horas semanais e o valor do salário dos estagiários de curso superior era de 459 reais, mais o auxílio transporte no valor de 57 reais e 20 centavos.

Quanto aos estagiários de curso técnico (nível médio), o salário era de 357 reais com o auxílio transporte de 57 reais e 20 centavos.

Quanto ao concurso aberto em abril de 2014, ocorreram mais duas convocações, uma em julho de 2016, que chamou mais 12 aprovados para os cargos específicos de Operador de Estação de Elevatória e de Operador de Estação de Tratamento.

A outra, ocorrida em julho de 2017, convocou duas pessoas, uma para o cargo de Técnico de Edificações e outra para o cargo de Técnico Ambiental.

Onde Posso me Inscrever no Caema Trabalhe Conosco?

Para os que têm interesse em possíveis futuras vagas que possam vir a ser abertas pela CAEMA, é importante ficar ligado no site da Companhia.

Na aba “Sala de Imprensa” há a opção “Notícias”, que pode ser acessada por meio do link a seguir http://www.caema.ma.gov.br/portalcaema/index. php?option=com_content&view=category&id=34&Itemid=236.

Lá é que são informados todos os novos acontecimentos, desde a abertura de editais e seus resultados até comunicados simples da empresa.

Aos que já fazem parte do quadro de funcionários da CAEMA, existe o Portal do Servidor, que pode ser acessado por meio deste link com o número do CPF e a senha: http://app.caema.ma.gov.br:8080/SCPS/login.jsf

Cadastro CAEMA Emprego

Quais São as Vagas Disponíveis Atualmente?

Atualmente não há nenhum edital de concurso em aberto no site da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, entretanto é possível acompanhar as novidades, como mencionado anteriormente, por meio deste link no site da Companhia:

http://www.caema.ma.gov.br/portalcaema/index. php?option=com_content&view=category&id=34&Itemid=236.

Veja os Benefícios de Trabalhar na Caema.

Além de se tratar de uma empresa bastante conceituada em todo o estado do Maranhão, a CAEMA dispõe de salários maiores do que a média.

Exemplo disso é que o salário base de Atendente Comercial na Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão é de, em média, 1.114 reais.

Os salários de Atendente Comercial tendem a ficar na média entre R$1.083 e R$1.243, enquanto os salários dos estágios variam entre 459 reais, mais o auxílio transporte no valor de 57 reais e 20 centavos, para alunos de ensino superior, e 357 reais mais o auxílio transporte de 57 reais e 20 centavos, para alunos de ensino médio.

Gostou desse conteúdo? Então não se esqueça de acessar os outros posts do blog → Conta de Água Online para se manter ainda mais informado sobre esse assunto. Não perca!