Caer é a sigla da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima, empresa que leva o serviço de distribuição de água e saneamento básico a todos os moradores do Estado.
Existente desde 04 de março de 1969, a companhia teve sua sede inicial localizada na rua Coronel Pinto, no centro de Boa Vista ao lado da Imprensa Oficial, e por lá permaneceu por mais um ano.
A principal missão da empresa é unificar a prestação de serviços de abastecimento de água tratada juntamente com a coleta e tratamento de esgoto sanitário.
Assim promove mais saúde e bem-estar social para a população, além de atuar no desenvolvimento econômico do Estado.
Atualmente a Caer trabalha com 55 poços em atividade na capital e três Estações de Tratamento Esgoto e Água (ETAs), que têm capacidade de tratar até 1200 litros por segundo. E a capacidade de tratamento pode chegar a 4.890 metros cúbicos por hora.
Neste artigo você vai acompanhar mais sobre o serviço da Caer e como ela atua na distribuição de água e saneamento básico. Acompanhe a leitura!
Veja os tópicos:
O que é a CAER?

Prestar com eficiência os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário é a principal missão da Caer. A empresa busca manter um equilíbrio econômico-financeiro, universalizando o atendimento, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e da saúde da população.
E a companhia de água e esgoto busca ser modelo de gestão em saneamento, autossustentável. Assim, integrando o compromisso com a sociedade e meio ambiente, oferecendo um serviço diferenciado e reconhecido pelos clientes.
Começou a ampliar os serviços na década de 1970, quando foram implantados na capital de Roraima 37 quilômetros de rede de distribuição em tubulação de fibrocimento (amianto).
O sistema de abastecimento era composto pela água bombeada de dois poços tubulares (semiartesianos), e distribuída em caminhões pipas, que abasteciam os camburões e as cisternas das residências.
Dessa forma, a empresa Caer mantém até hoje os seus 55 poços em atividade na capital e três Estações de Tratamento Esgoto e Água (ETAs), que têm capacidade de tratar até 1200 litros por segundo.
Qual a área de abrangência da CAER?
A Caer tem como principal função levar o abastecimento de água potável para os moradores de Roraima, além do serviço de esgoto e saneamento básico.
E para oferecer água potável, a Caer promove um rigoroso controle para verificar a qualidade da água. A água bruta, que é aquela retirada direto do rio, passa por monitoramento antes do processo de tratamento.
E nessa fase, a quantidade necessária do produto no tratamento é analisada. Posteriormente, é feito um novo procedimento, mas analisando a potabilidade, se eles estão de acordo com o exigido pela portaria federal nº 2914/11.
Para fazer efetivamente este serviço, a CAER tem laboratórios, com atividades físico-químicas e testes bacteriológica. Há ainda um terceiro, voltado para as soluções.
Assim, além de oferecer o abastecimento, a Caer também promove saúde e qualidade de vida por meio do bem tão precioso que é a água potável. Assim, além de oferecer o abastecimento, a Caer também promove saúde e qualidade de vida por meio do bem tão precioso que é a água potável.
Como falar com a CAER?
A Caer possui um amplo serviço de atendimento aos consumidores, que inclui canais online e também o telefone. Você pode Acesse o portal da Caer, no endereço https://caern.com.br e nesse portal Caer pode solicitar serviços como:
- Caer fatura atrasada
- Consultar pagamento
- Histórico de consumo
- Emitir Certidão Negativa
Entre outros. Além dos canais online, o consumidor pode solicitar serviços, esclarecer dúvidas ou até mesmo fazer reclamações por meio do atendimento telefônico.
Assim, o número é 0800 280 9520. Lembrando que a ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horaS, sem interrupções.
Como avisar a CAER da falta de água?
O consumidor que notar falta de água em sua residência pode avisar a situação, entrando em contato com a Caer. Seja por telefone ou nos canais online, o cliente relata a situação e pode solicitar a religação do fornecimento.
Mas antes de fazer esse pedido, é importante verificar se não há débitos pendentes de pagamento, que justifiquem um possível corte do fornecimento.
Em caso positivo, felizmente há a opção para negociar as dívidas em atraso, e assim, ter o serviço de volta em sua residência.
Mas se todas as contas estiverem em dia, então você pode entrar em contato com a central de atendimento e pedir o retorno do serviço essencial.
Assim, a Caer fica ciente da falta do serviço e enviará uma equipe ao local para verificar qual a solução a ser feita, de forma rápida para atender efetivamente a população.
Como comunicar vazamentos a CAER?
Outro transtorno que pode ser resolvido diretamente com a Caer é a questão de vazamentos de água, que comprometem a efetiva distribuição do serviço para as residências.
Assim, se o cliente perceber que há vazamentos no serviço de distribuição, deve comunicar rapidamente a Caer para que a solução ocorra de forma mais ágil e rápida, evitando maiores transtornos.
Por meio do Caer telefone o cliente pode entrar em contato para verificar a situação e cobrar a solução. Portanto, basta ligar para o número 0800 280 9520 e informar o endereço de onde a demanda está ocorrendo.
Por outro lado, além do telefone, o consumidor pode acessar os canais digitais e informar a situação. Inclusive pode enviar fotografias e imagens em vídeo para reforçar a informação. Os canais são o site da empresa e também as páginas nas redes sociais.
Acesse os canais digitais e faça a sua solicitação à Caer para solucionar os problemas de vazamentos que impedem uma boa distribuição de água. Afinal, este é um serviço de grande importância para a comunidade.
Como solicitar religação?
Há casos em que há suspensão no serviço de água fornecido pela CAER, por motivos como manutenção ou redistribuição da água nos bairros, por exemplo. Posteriormente, o serviço é retomado na região, o mais rápido possível.;
Contudo, se o usuário notar que o abastecimento não foi retomado em sua casa, pode entrar em contato com a empresa para solicitar a religação de água.
E o meio de atendimento pode ser pelo telefone ou nos canais digitais, que incluem o site e redes sociais da Caer. Todos funcionam 24 horas e você pode falar com os atendentes para fazer a sua solicitação.
Descreva a situação e aguarde a finalização da solicitação. Assim a equipe da Caer vai até o endereço para fazer a religação. E, portanto, garantir a distribuição de água a todas as residências, de forma efetiva.
Qual o site da empresa?
Para um melhor atendimento ao consumidor, a Caer também conta com um site que oferece serviços diversos. O endereço é http://www.caer.com.br.
Assim como os canais de atendimento citados neste artigo, por meio da agência o cliente também pode solicitar diferentes serviços. Como abrir chamados, parcelar débitos, emitir a Caer segunda via, entre outros.
E para facilitar este atendimento, a concessionária recomenda que o cliente tenha sempre em mãos o seu número de CPF/CNPJ, para um cadastro e solicitação mais rápida.
Além disso, é necessário informar também um número do seu telefone, porque caso a conexão seja perdida, fica mais fácil contatá-lo posteriormente, para finalizar a solicitação.
Essa é mais uma importante ferramenta da Caer para facilitar o atendimento à população e assim manter o efetivo serviço de distribuição de água e saneamento básico em todos os municípios de Roraima.
Neste artigo, você aprendeu com detalhes sobre a CAER, como consultar e outras informações importantes para o pagamento, além de números de contato para solicitar serviços como a religação do abastecimento de água.
E se você se interessou no assunto, não deixe de conhecer o nosso site Conta de água. Aqui você tem mais conteúdos como esse, sobre as contas a pagar. Acesse e não perca mais textos importantes como este.
Veja o vídeo: