Skip to content

Cedae – Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio de Janeiro





Fique por dentro das principais informações sobre a Cedae. Não é de hoje que a população tem acompanhando de perto os inúmeros problemas da Cedae no Rio de Janeiro. 

Frequentemente surgem na mídia novas notícias sobre a Cedae, envolvendo problemas de irregularidades nos hidrômetros fornecidos a população, falta de água, cobrança indevida.

E até mesmo, o rompimento da adutora como o que ocorreu em junho de 2019 em Nova Iguaçu entre outros inúmeros problemas.




Outro assunto que vem sendo tema de debates é a privatização da Cedae, que do ponto de vista de muitos consumidores pode ocasionar ainda mais cobranças e dificultar o acesso aos serviços para a população.

Mas como cliente, quando os problemas em relação a distribuição de água surgem,  é importante saber como reivindicar os seus direitos.

Pensando nisso, nós desenvolvemos este artigo. Onde vamos abordar,  as principais informações e meios de contato com a Cedae RJ.

cedae centro rj
Não deixe de acompanhar nossa leitura,  para obter informações úteis sobre a empresa.

Quem é a Cedae?

A Cedae – Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio de Janeiro, é a estatal responsável pelo abastecimento de água de 65, em um total de 92 municípios do estado do Rio.




Além disso, a companhia também é responsável pelo coleta e tratamento de esgoto de 17 municípios do estado.

Por meio dos serviços de abastecimento de água, e de coleta e tratamento de esgoto a companhia, atende 9 milhões de residências no estado.

Histórico da Empresa

A Cedae Rio, foi fundada em 1975 a partir da união de 3 empresas, que prestavam serviços relacionados ao saneamento básico.

  • A SANERJ (Companhia de Saneamento do Estado do Rio de Janeiro);
  • A CEDAG (Companhia Estadual de Águas e Esgoto da Guanabara);
  • E a ESAG (Empresa de Saneamento da Guanabara).

Desde sua estruturação até os dias atuais, a empresa passou por várias transformações, com objetivo de atender a população de forma ampla. Mas apesar disso, o nível de satisfação em relação a empresa é bastante baixo.

Uma das medidas que tem se prolongado a anos e, que atualmente voltou a ser notícia da Cedae , é a implementação da privatização.

Que já está em período de preparação por parte do Governo do estado, e não tem sido vista com bons olhos pela população e parte dos especialistas. Por receio no aumento das taxas e tarifas da conta de água da Cedae.

Onde pagar conta da Companhia Estadual de água RJ

A conta da Cedae de água, pode ser paga de diversas formas. Uma delas é por meio do código de barras, através do sistema de internet banking do seu celular ou computador.

Você também pode efetuar o pagamento indo pessoalmente a uma dos Bancos credenciados e Casas Lotéricas. Além destas, outra forma de pagamento é por meio do cadastramento da conta no sistema de Débito Automático.

Nesse caso, basta entrar em caso seu Banco seja um dos que estão credenciados pela companhia, você pode solicitar a inclusão da conta no débito automático.

Dessa forma todos os meses, o valor da conta será debitada automaticamente da sua conta.

Lista de Bancos Credenciados

Entre os bancos credenciados pela companhia de água, para efetuar os pagamentos estão:

  • Banco Itaú
  • Banco BTG Pactual
  • Caixa Econômica Federal
  • Banco do Brasil
  • Banco Santander
  • Banco Citibank
  • Banco Bradesco
  • Banco Votorantim
  • HSBC Bank
  • Banco Safra

Como reclamar falta de água na Cedae?

Caso você verifique que seu imóvel está com falta de água, procure verificar se outros imóveis na rua também estão passando pelo mesmo problemas. Pois essa informação será importante na hora de pedir para contato com a Cedae.

Depois que você fizer essa verificação, você pode entrar em contato com a Cedae e relatar a falta de água, pelos seguintes canais:

Através do site:

Nesse caso, basta acessar o site da Cedae, https://www.cedae.com.br/formularios-sac/f/13 e preencher o formulário:

  • Preencha suas informações

cedae contas em aberto

  • Detalhes da falta de água
  • E também as informações do imóvel
  • Anexar imagens
  • Fazer observações
  • E em seguida, basta enviar

Outras formas de fazer a reclamação

Você também pode se dirigir pessoalmente, a uma das agências de atendimento da Cedae Rio de Janeiro para fazer reclamações a respeito da falta de água sua residência ou região. Ou ainda, ligar para um dos telefones da Cedae, para registrar a sua reclamação.

Nos próximos tópicos do artigo, você acompanha como consultar os endereços e os telefone Cedae.

Vale a pena ressaltar


De acordo com informações divulgadas pela própria empresa, após a reclamação na Cedae, a companhia enviará técnicos ao local onde está ocorrendo o problema. Que não necessariamente será em sua residência, quando visto que o problema é na parte externa.

Telefone da Cedae

Como já comentamos no tópico anterior aqui no artigo, através do  telefone da Cedae Rio de Janeiro, é possível fazer reclamação para Cedae da falta de água.

Mas além deste, por meio do atendimento telefônico nos canais da empresa,  também é possível ter acesso a outros serviços, esclarecer dúvidas e fazer denúncias.

Veja quais são os telefone da Cedae RJ:

  • Call Center – 0800 28 21 195
  • Central de atendimento para surdo-mudo – 0800 280 23 059
  • SAC para ligações feitas de celular – (021)2211 -0773

Como ligar a água na Companhia Estadual Água RJ

Caso você precise solicitar uma ligação de água nova pela Cedae RJ, seja da sua residência, de sua empresa, ou do condomínio, é necessário dirigir-se pessoalmente a uma das unidades de atendimento da companhia.

Levar todos os documentos comprobatórios que permitam identificar onde será feita a instalação entre a ligação, canalização e o hidrômetro individual Cedae.

Essa documentação deve variar de acordo com o estágio de construção, ou seja, para imóveis já construídos há necessidade de apresentar a cópia de alguns documentos específicos.

E em contrapartida, para imóveis ainda em construção a necessidade da apresentação de outros tipos de documentos.

Você pode acompanhar a relação completa de documentos necessários, através do site da Cedae Rio (https://www.cedae.com.br/ligacao_agua), e dessa forma levar os documentos adequados e assim facilitar o seu pedido de ligação de água.

Onde é a companhia estadual de águas e esgotos

Como já mencionamos aqui no artigo, a companhia de água está presente em cerca de 65 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Nesse sentido, há diversas unidades de atendimento da Cedae  nas cidades do estado com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços.

No site da companhia Cedae, é possível localizar as agências da  Cedae e os endereços mais próximos de você.

cedae ultimas noticias

Basta acessar (https://www.cedae.com.br/localizador_agencias).E digitar o nome do seu município ou bairro para visualizar o endereço.

Como, por exemplo:

  • Cedae Copacabana
  • Cedae Penha
  • Cedae São Gonçalo
  • Cedae Nova Iguaçu

Ouvidoria Companhia Estadual de Águas e Esgotos

Depois de entrar em contato com os canais de atendimento da empresa, se o seu serviço ou reclamação não for atendido. Você pode entrar em contato com a  ouvidoria da Cedae:

  • Telefone: 0800 031 6032
  • Pessoalmente: Presidente Vargas nº 2.655 Cidade Nova/RJ
  • E-mail: ouvidoriageral@cedae.com.br

Aproveite para acompanhar mais informações sobre a conta de água em nosso blog e veja também o vídeo da nova Cedae:

Gostou desse artigo?
Caso tenha alguma dúvida, deixe aqui sua pergunta e, fique ligado!
Responderemos em nossas próximas publicações.