Skip to content

Conta da CAESB – Saiba resolver os principais problemas!





A CAESB é uma empresa que cuida do saneamento ambiental do Distrito Federal e atende alguns munícios do entorno. Se você mora na região e está com algum problema para resolver em relação a sua conta CAESB esse artigo é perfeito para você!

Em alguns casos as pessoas ficam com dúvidas de como resolver problemas relacionados a sua conta, e pensam que pode ser algo muito difícil de se fazer, o que não é verdade.

Através desse artigo você irá aprender a resolver alguns dos problemas mais comuns relacionados a CAESB, como por exemplo, saber como parcelar conta da CAESB entre outras informações.




Quer entender melhor a sua conta CAESB? Veja os tópicos a seguir que serão abordados no artigo:

Conta da CAESB – Saiba entendê-la!

contestar conta caesb
Conta da CAESB – Saiba resolver os principais problemas!

Para que você saiba entender melhor a conta CAESB e saiba identificar as informações dadas é preciso entender alguns itens da conta.




No topo da sua conta você irá encontrar informações muito importantes, como:

  • Vencimento da fatura;
  • Mês/ano da leitura;
  • Inscrição

O nº da inscrição é um tipo de identificação do seu imóvel, e é sempre importante ter esse dado em mãos caso você precise entrar em contato com a central de atendimento da CAESB.

Mais abaixo você encontra mais informações:

  • Número do hidrômetro;
  • Categoria do imóvel;
  • Data da leitura atual;
  • Data da próxima leitura
  • Consumo faturado.

Na conta você tem informações que demonstram o subtotal da conta, e ao final você tem o valor total da conta CAESB e informações sobre tarifas como: ICMS, ISS, e informações da qualidade da água.

Como baixar a conta da CAESB?





Se você quer ter informação sobre a sua conta CAESB paga, porém não sabe onde guardou a conta, você não precisa ir até o atendimento presencial para solicitar basta baixar a conta pelo seu computador ou smartphone.

Para acompanhar as informações sobre a sua conta CAESB pelo computador, basta acessar o site da CAESB:

  • www.caesb.gov.br/autoatendimento, e clicar na opção “Contas pagas”.

Em seguida faça o seu login para ter acesso ao autoatendimento, se você ainda não tem cadastro, não se preocupe, basta informar os seguintes dados:

  • CPF ou CNPJ;
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • E e-mail.

Através do autoatendimento você tem acesso as suas contas dos últimos 5 anos. Agora se você prefere ter acesso da sua conta CAESB pelo smartphone basta baixar o aplicativo da CAESB e fazer o login (que é o mesmo do atendimento virtual).

É possível parcelar conta na CAESB?

Essa é uma das principais dúvidas sobre conta CAESB, e saiba que é sim possível fazer o parcelamento dos seus débitos.

Você pode fazer a negociação diretamente nos atendimentos presenciais, mas você também pode contar com a opção de fazer essa solicitação pela internet.

Esse tipo de solicitação também está disponível pela agência virtual ou pelo aplicativo, ou seja, é muito mais simples sair do sufoco pois você não precisa enfrentar burocracia para quitar suas dívidas.

Ao entrar na opção de “Parcelamento de débitos”, você pode checar a conta CAESB que você deseja e escolher as opções e valores disponíveis de parcelamento.

Caso tenha alguma dúvida sobre o parcelamento e não queira ir até um posto de atendimento, você pode obter informações através da central de atendimento ao usuário, ligue para 115 e busque por informação sobre parcelamento.

contas pagas caesb df

Como é feito o cálculo das contas?

Uma das coisas que mais confundem os consumidores são as tarifas aplicadas na conta CAESB. São tantos números e siglas que muitos se perguntam: Por que tantas tarifas?

Caso você esteja nesse grupo que também fica se perguntando como e feito o cálculo da sua conta e o que é cada tarifa, uma dica é acompanhar esse tipo de informação no próprio site da CAESB.

  • www.caesb.gov.br

Ao acessar o site, clique na opção “Tarifas e preços”, logo de início você encontrará uma tabela com informações da tarifa mensal para o período de 01/06/2020 a 31/05/2020. São quatro tabelas com os seguintes nomes:

  • Residencial padrão;
  • Residencial social;
  • Comercial, indústria e pública;
  • Tarifa paisagismo.

Na mesma página você irá encontrar um breve resumo de como é feito o cálculo da conta CAESB na categoria residencial e não residencial. Você também tem a opção de fazer uma simulação de faturamento da sua conta.

Como fazer transferência de contas?

Para saber como transferir conta da CAESB seja por motivo de mudança de residência ou mudança de titular, é preciso estar atento a alguns detalhes.

Para fazer esse tipo de solicitação para conta CAESB você pode ir até um dos postos de atendimento, ou até mesmo fazer o pedido pelo aplicativo ou agência virtual. Porém, é preciso seguir com alguns passos.

Para essas opções de atendimento é preciso apresentar documentos pessoais e da propriedade, além do “Termo de Solicitação de Serviços” que deve estar devidamente preenchido e assinado.

Para saber sobre todos os documentos necessários para fazer transferência de conta CAESB acesse o site e veja a lista completa.

  • www.caesb.gov.br

E para saber mais sobre o assunto acesse assista ao vídeo no Youtube: