Skip to content

Copasa Lavras





Conhecer a Copasa Lavras é essencial para quem mora na região. Todas as cobranças relacionadas à água e saneamento básico são realizadas pela companhia. A unidade faz parte do sistema de abastecimento da Copasa de Minas Gerais.

Não sabe como entrar em contato com a Copasa Lavras? Quer entender mais sobre o fornecimento e corte de água na região? Reunimos informações úteis sobre a atuação e o contato com o consumidor.

Neste artigo, selecionamos as principais dúvidas sobre a conta de água. Confira: Quem é a Copasa Lavras


COPASA lavras

Quem é a Copasa Lavras

A Copasa Lavras faz parte da Copasa Minas Gerais, que abastece todos os municípios desse estado. Cada região possui uma unidade, para que o atendimento seja eficiente.

O Município

Lavras conta com uma população que ultrapassa a faixa de 100.000 habitantes. A região ainda é um importante centro para turismo. Ela faz parte do circuito Vale Verde, conhecido pelos visitantes.




Esses índices demonstram a necessidade de ter um abastecimento de água e saneamento básico de qualidade. De fato, a Copasa vem trabalhando em melhorias no sistema desde 2018.

As obras para garantir melhores condições de acesso à população já se estendem por 3 meses. A expectativa é de finalização até o final do mês de junho.
A atuação da Copasa

Apenas no estado de Minas Gerais, a Copasa é responsável pela garantia de abastecimento de água para 14,6 milhões de pessoas. É o que nos mostra o último relatório produzido pela companhia.

Com a realização de obras em alguns municípios, como é o caso de Lavras, esses números tendem a subir. A Copasa Lavras está dentro do projeto para sanar as demandas de quem ainda não tem acesso.

Onde pagar a conta da Copasa Lavras

onde pagar copas lavras

A Copasa Lavras fornece ao consumidor vários meios de pagamento. Você pode solicitar a cobrança online, ou ir a bancos e agentes arrecadadores. Vamos entender melhor.

Se você quer pagar sua conta pela internet, basta entrar na agência virtual do site. Por ali, o usuário tem acesso a diversas informações, inclusive aos boletos que precisam ser pagos. Você só deve fornecer o CPF ou CNPJ, caso o imóvel seja empresarial.

Se a sua preferência é por pagar pessoalmente, existem duas alternativas. A primeira delas é ir a sua agência bancária e efetuar a cobrança normalmente. Se você não está perto de um banco, a Copasa Lavras mantém parcerias com outros estabelecimentos.

Esses são os agentes arrecadadores dos quais estávamos falando. Geralmente, os locais são farmácias, casas lotéricas, supermercados ou padarias.

Para pagar a sua conta da Copasa é essencial consultar os endereços. Para isso, a companhia oferece umapágina do site ao consumidor interessado. No município em questão, todas as unidades se concentram no centro da cidade.

Consultar a Copasa Lavras segunda via para pagamento

A segunda via do boleto da Copasa Lavras pode ser retirada com facilidade pelo cliente. Se você extraviar o seu documento ou perder o prazo de pagamento, a cópia se encontra no site.

O caminho é padronizado para todas as unidades de abastecimento. Esse fator faz com que o cliente encontre praticidade na hora de solicitar por serviços.

Para consultar a segunda via de boletos, você precisa acessar aAgência Virtual da Copasa. Há uma indicação para retirada do documento, que te levará a uma segunda página de acesso.

Agora, basta preencher o campo com o identificador do usuário, CPF ou CNPJ para liberar a consulta. Não se esqueça de colocar o código de segurança no campo solicitado.
Para saber tudo sobre segunda via  da companhia copasa basta conferir nosso artigo completo logo aqui → 2 Via Copasa

Como reclamar da falta de água na Copasa Lavras

falta de agua copasa lavras

Para reclamar sobre a falta de água na Copasa , você tem duas opções: ir à unidade do município ou acessar a seção de contato virtual.

Em ambos os casos, é necessário informar local e data em que a situação se iniciou. Com essas informações em mãos, o processo se encaminha mais rapidamente.

As reclamações virtuais são bastante práticas. Basta acessar a seção “Fale Conosco” do site da Copasa, para registrar o caso. A página atende todos os casos de problemas no abastecimento e solicitação de religações.

Você pode acompanhar a sua reclamação posteriormente. Com esse mecanismo, o usuário consegue ver quais medidas estão sendo tomadas para resolução do caso.

Se você optar pelo atendimento presencial, deve se lembrar de dois fatores: é necessário procurar pelo endereço da Copasa Lavras e marcar um horário. Recomendamos essa modalidade de contato se a unidade não estiver com a agenda cheia.

Qual 0800 é o telefone da Copasa Lavras

Se você quer solicitar um atendimento por telefone, pode tentar contato por três caminhos. A seção “Fale Conosco” tem uma opção por telefone. Entretanto, o atendimento é mais pontual, pois o número é usado por todo o estado. Se essa é a sua necessidade, basta ligar para 115 – 0800 0300 115.

A ouvidoria também é um excelente canal para quem quer fazer reclamações ou tirar dúvidas. A central fica em Belo Horizonte, mas o atendimento funciona para todas as localidades. Você deve discar (31) 3207-7250 para entrar em contato. Os serviços não funcionam aos finais de semana ou feriados.

Por fim, se você quer solicitar atendimento diretamente na unidade da Copasa Lavras, há um telefone também. Para falar com o estabelecimento, ligue (31) 3478-3300.

Como a Copasa Lavras corta a água

A Copasa Lavras pode cortar a água de diferentes maneiras. O morador sente o impacto do desabastecimento, mas é frequente a falta de conhecimentos sobre os motivos da interrupção.

O usuário precisa saber se o corte de água está ocorrendo somente em sua residência, ou em um bairro inteiro. Em casos pontuais de não pagamento, a Copasa  age em 4 fases.

Primeiramente, há a emissão de um aviso de débito. No documento, estão informadas as faturas que o cliente não pagou. Alguns prazos para regularização também são solicitados pela companhia.

Se não houver o pagamento, a segunda fase é de interrupção do abastecimento. É colocada uma fita para impedir a conexão entre o imóvel e a Copasa. A religação só é feita se existir uma regularização.

A terceira fase é de tamponamento da ligação. Um bloqueio é colocado na conexão. Essa etapa requer a ajuda de um funcionário para recuperar o fornecimento.

Por fim, na quarta fase, o abastecimento é cancelado por completo. O cliente receberá mensagens e cartas com a cobrança. Se o pagamento ainda não ocorrer, o caso é colocado na justiça.

O responsável poderá solicitar a religação da água assim que a sua situação for regularizada. O pedido é feito a partir da agência virtual, na seção de“religação de água”.

Vale pontuar que o desligamento do fornecimento em bairros é comum em Lavras, principalmente no período atual. Desde o dia 5 de março, algumas obras para melhorar o acesso à água estão sendo realizadas.

Para saber se a sua rua está dentro da região atingida, basta consultar oportal da imprensa da Copasa. Todas as informações sobre mudanças no abastecimento estão ali.

Onde fica a Copasa Lavras

A Copasa Lavras pode auxiliar o morador na maioria dos processos relacionados à água e saneamento básico. A unidade se encontra na Rua Desembargador Sábino Lustosa, 235 – Bairro Vila Cruzeiro do Sul. O CEP é 37200-000.

Fique atento ao período de funcionamento quando for agendar um atendimento. A Copasa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos finais de semana, o estabelecimento não opera.

Agora você já está preparado para solucionar qualquer problema com a Copasa Lavras. Já sabe quem é a Copasa , Qual 0800 é o telefone da Copasa  e onde fica a Copasa , para usufruir do atendimento.
Se você preferir fazer as coisas de casa, também aprendeu como consultar a Copasa  2 via para pagamento e como descobrir onde pagar a conta da Copasa .

Fazer reclamações também ficou mais simples. O usuário passou a entender como a Copasa corta a água e como reclamar da falta de água na Copasa . Com essas informações, garantir o abastecimento e não atrasar as contas nunca foi tão fácil.

O que você achou do conteúdo deste artigo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe com os amigos!