Skip to content

Copasa Minas Gerais

A Copasa Minas Gerais é a empresa de fornecimento de água e saneamento básico do estado. A sede da companhia fica em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. É através dessa instituição que você paga suas contas de água.




Se você ainda não conhece a Copasa Minas Gerais, precisa reunir algumas informações.

Afinal, você não pode atrasar suas contas. Aqui, você aprende como entrar em contato com a Copasa, onde fica a unidade mais próxima e muito mais.

Para te ajudar, selecionamos dúvidas frequentes sobre o fornecimento de água e pagamento:

Quem é a Copasa Minas Gerais

 

Copasa Minas Gerais é a sigla usada para a Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais. Cada estado brasileiro possui uma entidade que fornece água e saneamento básico à população. A coleta de esgoto é realizada por meio desse serviço também.

Essa instituição foi fundada no ano de 1963.A Copasa Minas Gerais tem uma presença histórica, já que faz parte da primeira política de saneamento básico da região. A instauração foi de responsabilidade da Companhia Mineira de Água e Esgoto (COMAG).

Visite o site da copasa para conhecer mais sobre a empresa: Site Copasa

A atuação da Copasa Minas Gerais

Segundo o relatório anual mais recente, a unidade de Minas Gerais apresentou excelentes índices. Foram 14,6 milhões de mineiros que conseguiram acesso à água tratada.

A coleta de esgoto atingiu 9,3 milhões de pessoas da região. Isso nos dá uma ideia da importância dessa companhia, que está em um período de melhorias contínuas nos resultados.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história da Copasa do estado de Minas Gerais, vamos adiante. A seguir, você entende como lidar com a sua conta de água em diversas situações.

Onde pagar a conta da Copasa Minas Gerais

A conta de água fornecida pela Copasa Minas Gerais pode ser paga de algumas maneiras. Vamos explicar um pouco mais sobre elas de maneira aprofundada.

Se você quer pagar a sua conta pessoalmente, são duas alternativas. Para os que moram em um município próximo aos bancos, basta usar uma agência para efetuar o pagamento das cobranças. Esse é um dos modos de pagamentos mais comuns, mas não é o único.

A Copasa Minas Gerais mantém alguns agentes arrecadadores: supermercados, farmácias e casas lotéricas são bons exemplos. Agora, você não precisa ir até o banco para pagar a sua conta.

Para ambos os casos, é importante checar a disponibilidade de locais na sua região. Para facilitar, osite da Copasa fornece uma área de consulta. Antes de sair de casa, não deixe de verificar as opções.

Por fim, existem outras possibilidades. Se você prefere fazer pagamentos pela internet, a Copasa fornece o meio ideal. Para isso, é necessário acessar o portal da companhia e entrar naagência virtual. Por ali, você consulta boletos sem sair de casa.

Consultar a Copasa segunda via para pagamento

copasa minas segunda via

A segunda via do boleto da Copasa Minas Gerais pode ser retirada de maneira simples e rápida. Normalmente, as pessoas que procuram por segunda via podem ter extraviado a conta ou perdido o prazo de pagamentos.

A retirada do documento pode ser utilizada em casos de apresentação de comprovantes de residência. Essa tem se tornado uma solicitação cada vez mais comum.

Na Copasa Minas Gerais, tudo é muito fácil. Você pode consultar a segunda via da conta pela internet, também através da agência virtual. Na página principal da agência, você identifica um ícone de retirada de segunda via.

Para que o sistema encontre a sua conta, é necessário fornecer uma das três informações: o identificador, o CPF ou o CNPJ do usuário.

A partir desse ponto, você já pode selecionar o mês referente ao pagamento que você quer consultar.
Para saber tudo sobre segunda via  da companhia copasa basta conferir nosso artigo completo logo aqui → 2 Via Copasa

Como reclamar da falta de água na Copasa Minas Gerais

A falta de água é uma situação que deixa as pessoas incomodadas. Quando o caso é grave, você precisa fazer uma reclamação na Copasa Minas Gerais. Afinal, não é justo pagar por um serviço e não o receber.




Para efetuar uma reclamação, você pode usar o portal oficial da companhia, na seção“Fale Conosco”. O sistema de atendimento online é rápido e prático, para facilitar o seu contato com a equipe.

Nessa página, o usuário tem a possibilidade de pedir por mais informações sobre o fornecimento de água. É possível fazer reclamações ou solicitar novas ligações de água também.

São três vias de atendimento: a agência virtual, o atendimento telefônico ou a agência de atendimento presencial.

A agência de atendimento virtual é a opção mais dinâmica. Você não precisa se deslocar ou falar com um atendente.

Já o atendimento presencial é para quem quer fazer reclamações mais formais, ou precisa sanar dúvidas complicadas. Se esse é o seu caso, é necessário começar procurando uma unidade próxima nolocalizador de endereços do site.

Não se esqueça de que você precisa marcar um horário em atendimentos presenciais. O agendamento depende da disponibilidade do local.

Para saber tudo sobre segunda via  da companhia copasa basta conferir nosso artigo completo logo aqui → 2 Via Copasa

Qual 0800 é o telefone da Copasa Minas Gerais

O atendimento telefônico da Copasa Minas Gerais pode ser uma ótima alternativa. Esse tipo de suporte também é ideal em finais de semana e feriados, períodos em que a equipe técnica pode estar indisponível. Somente os serviços telefônicos e o autoatendimento pela internet funcionam nesses casos.

Frequentemente, o usuário se confunde na hora de solicitar os serviços telefônicos, já que a companhia atende outros municípios. Para falar com a central de atendimento da Copasa , basta discar 115 – 0800 0300 115.

Se esse canal de comunicação não funcionar, você pode contatar a ouvidoria. O número é (31) 3207-7250. Esse serviço funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Nos finais de semana e feriados, o canal não funciona.

Como a Copasa Minas Gerais corta a água

copasa minas corta agua

A Copasa  corta a água em diferentes situações. Você pode parar de receber água apenas em sua casa, ou a medida pode atingir o bairro inteiro.

Em casos de corte individual de água, é feita em quatro passos.

Na primeira fase, há o envio de uma carta de débito, informado a fatura que o consumidor não pagou. Isso ocorre 15 dias após o vencimento do boleto. A companhia dá um prazo para regularizar a situação.

Se o pagamento não for feito, o próximo passo é a interrupção do abastecimento. Uma fita é colocada na conexão entre o imóvel e a companhia.

Para retomar o acesso, é necessário quitar a dívida.

A terceira fase é chamada de tamponamento da ligação de água.

Agora, a fita é substituída por um tampão, que impede a retirada. Nesses casos, somente um funcionário pode religar.

Por fim, na quarta fase, há a suspensão completa do fornecimento. A pessoa também pode ser cobrada por meio judicial.

Para retomar o acesso, você precisa regularizar a sua situação. Acesse a agência virtual e solicite a religação de água. É necessário fornecer o CPF ou CNPJ.

Já em casos de cortes no bairro inteiro, os motivos podem ser de reparo na rede de abastecimento ou até de crises hídricas. Quando isso ocorre, o usuário precisa esperar que a situação se normalize.

Para que você não fique desinformado, acesse apágina da imprensa da Copasa Minas Gerais. Ali, estão todos os dados sobre abastecimento dos bairros mineiros.

Onde fica a Copasa Minas Gerais

Existem muitos casos em que é essencial comparecer à unidade da Copasa Minas Gerais mais próxima de você. Para isso, saber o endereço é imprescindível.

A sede da instituição se encontra na Rua Mar de Espanha, 525 – Bairro Santo Antônio. O CEP é 30.330-900. Essa unidade principal está localizada em Belo Horizonte.

Se você não puder se deslocar até a sede, basta consultar o endereço mais próximo de sua casa. Para facilitar, a Copasa mantém agências em todos os bairros para os quais fornece abastecimento.

Agora, você tem todas as principais informações sobre a Copasa Minas Gerais em suas mãos. O usuário já pode saber qual 0800 é o telefone da Copasa ou como reclamar falta de água .

Atrasar contas ou ter dificuldades para procurar atendimento nunca mais serão problemas!

Se você precisar de ajuda para efetuar pagamentos, basta consultar onde pagar a conta da Copasa Minas Gerais ou como consultar a Copasa 2 via para pagamento.

Se você queria entender mais sobre a companhia, já sabe quem é a Copasa Minas Gerais, onde fica a Copasa Minas Gerais e como a Copasa Minas Gerais corta a água.

Garantimos informações com facilidade e rapidez!

As informações deste artigo foram úteis? Comente abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos!