Skip to content

Prorrogado o Prazo de Suspensão da Corsan, confira!





Confira as últimas notícias sobre o prazo de suspensão da Corsan.

Em meados de 2020, tudo mudou do dia para noite a realidade de milhões de pessoas. Com isso, milhares de pessoas tem enfrentado desafios na hora de pagar a conta de água no estado. Seja em função de desemprego, redução dos salários e até mesmo pela demora para receber as parcelas do auxílio emergencial.

E com as contas de água atrasadas e sem recursos para pagar, inúmeras famílias ficaram com receio de terem o abastecimento de água cortado. Para minimizar os impactos da crise, o Governo do Estado responsável pela Corsan, vem adotando medidas para facilitar a vida de quem está com dificuldade de pagar suas contas de água.

Uma dessas medidas, é a prorrogação do prazo de suspensão do abastecimento de água da Corsan. Apesar de ser algo que beneficia milhares de consumidores no estado, muitas pessoas ainda tem dúvida sobre como está funcionando a prorrogação e até quando ela vai.

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos falar sobre a prorrogação do prazo de corte, e como estas medidas podem beneficiar o dia a dia dos consumidores da empresa.  Confira!




Continue acompanhando e saiba mais!

Qual era o Prazo de Suspensão da Corsan?

Prorrogado o Prazo de Suspensão da Corsan
Prorrogado o Prazo de Suspensão da Corsan

O prazo para a suspensão da Corsan, antes da crise que o Brasil está vivendo, era de 30 dias após o vencimento da fatura.




Ou seja, caso você atrasasse o pagamento da sua conta por mais de 30 dias a Corsan poderia cortar a água, o sistema verificava o débito e automaticamente gerava o serviço de corte da água.

Além disso, caso o débito permanecesse por mais de 35 ou 45 dias, o nome do titular da conta era enviado para os serviços de proteção ao crédito.

O corte de água está previsto em lei?

Sim, o corte de água está previsto na Lei Federal 11.445, que fornece as diretrizes para o saneamento básico em todo país. E as medidas e prazos de corte de água adotadas pela Corsan, seguem os parâmetros estabelecidos pela Lei.

Mas embora a lei estabeleça um prazo de 30 dias de vencimento, para fazer o corte de água, com a crise no país, cada estado vem adotando medidas para minimizar os impactos que a população vem sofrendo.

No estado do Rio Grande do Sul, a Corsan nos últimos meses tem prorrogado o prazo de suspensão do fornecimento da água, como já comentamos anteriormente aqui no artigo.

Dessa forma, a população que não tem recursos para pagar a conta de conta de água da Corsan dentro do prazo de 30 dias, não terá o abastecimento de água cortada por um prazo determinado.



Para quando ficou o Prazo de Suspensão da Corsan?

Desde março de 2020, o Governo vem prorrogando o prazo para a suspensão da Corsan.

No primeiro momento, o prazo era de 90 dias. Mas como o estado ainda vem enfrentando uma forte crise, o prazo foi prorrogado novamente.

Atualmente, o prazo foi ampliado até o dia 25 de julho de 2020. Na prática isso quer dizer que, até este período não poderá haver o corte na conta de água dos consumidores, que tenham contas em atraso.

Como você pode acompanhar no comunicado emitido pela Corsan.

https://www.corsan.com.br/

Fique atento!




É importante ressaltar que apesar da Corsan não cortar a água até o dia 25 de julho como já mencionamos, as contas de água ainda serão entregues mensalmente na mesma data.

Além disso, os valores de multas e de juros continuarão sendo cobrados proporcionalmente ao período de atraso.

Nesse sentido, caso seja possível, o recomendado é continuar pagamento suas contas de água em dia para evitar cobrança ainda maiores.

Quando a Corsan pode fazer o corte de água?

Enquanto o prazo de suspensão da conta de água, estabelecido pelo Governo do estado ainda estiver em vigor não poderá haver corte de água.

Atualmente o prazo é até 25 de julho, mas dependendo da situação do estado é possível que haja novas prorrogações no prazo de corte. É preciso ficar atento, às notícias divulgadas no site da Corsan. (https://www.corsan.com.br/noticias)

Problemas com a Corsan

Minha água foi cortada sem motivos, o que fazer?

Se a sua água for cortada sem motivos, é importante entre em contato com a companhia de água para saber se há problemas com a Corsan.

Pois além do corte no abastecimento, podem haver outros motivos para a falta de água pela Corsan como conserto externos, entre outras situações.

Ligue para Corsan e se informe!

Existem diferentes formas de entrar em contato com a companhia de água, uma delas é através do telefone da Corsan, através do 0800 646 6444, que funciona 24 horas por dia;

Além disso, você também pode entrar em contato com a empresa pelo Aplicativo da Corsan, que está disponível para aparelhos Android e IOS, ou pelo site: www.corsan.com.br

Para saber mais sobre as ações da Corsan, continue acompanhando os artigos que preparamos aqui em nosso blog → Conta de Água Online