Saiba tudo sobre rodízio de água, uma ação necessária em períodos de escassez!
O que fazer em tempos onde o calor é cada vez mais intenso e as águas do planeta se tornando ainda mais escassas? É uma situação bastante delicada, não é mesmo?
Por isso, é necessário tomar medidas preventivas a fim de que a geração presente e a futura possam ter um cenário mais favorável, o mais rápido possível.
Pensando em novas alternativas, tem uma que muita gente já conhece que é o tal de racionamento cujo propósito é economizar este bem tão precioso. Mas, e o rodízio de água, você já ouviu falar sobre ele? Não? Fique atento a leitura deste post que trará muita informação bacana sobre este tema.
Veja o que preparamos para você:
Para que serve o Rodízio de Água?
A água é um bem precioso presente em praticamente tudo! No corpo humano, por exemplo, ela representa entre 74 a 75%. E no planeta? Soma-se 71%!
O que fazer quando estamos perdendo-a? É uma situação desesperadora, visto que este elemento é essencial para garantir a nossa sobrevivência. É preciso encontrar uma saída viável, possível!
- O que é rodízio de água? É uma alternativa adotada por algumas cidades para poupar este bem às populações.
- O que isto significa? Que o morador deverá se acostumar com a ideia de passar dias com água e outros sem.
- Mas para que serve isto? Não resta dúvida que é uma forma de economizá-la e garantir que todos os cidadãos tenham o acesso de forma racional!
- Rodízio de Água o que falar sobre ele? Ora, é sinônimo de método seguro para garantir a água no planeta por longos e longos anos!
- Rodízio de Água como ele funciona? Vejamos no tópico a seguir!
Como funciona o Rodízio de Água?
Como já mencionamos, rodízio de água é um método que garante o racionamento de água para as presentes e futuras gerações! Por isso, é preciso entender como se dá seu funcionamento! Vejamos em detalhes. Existem diversas formas. Acompanhe:
- Há os esquemas em que o morador passa 16 horas com água e 08 horas sem;
- Outros moradores passam pelo rodízio de 18 horas com água e 30 horas sem;
- Há cidades que recebem a água por 12 horas e ficam sem ela por 12 horas;
- Tem locais ou cidades que recebem água todos os dias, mas somente até onze horas ou meio-dia.
Enfim, é necessário ficar atento e saber o horário que ocorre o rodízio em sua cidade, ok?
Onde está acontecendo o Rodízio de Água?
Está preocupado com o rodízio de água? Não sabe os locais onde está ocorrendo com maior frequência? Calma que este é um problema que já atingiu todo o planeta e, inclusive, está acontecendo em quase todas as cidades, sobretudo, em São Paulo, vejamos:
- Rodízio de água em Sorocaba, Guarulhos, Cascavel, Montes Claros e outras cidades.
Na cidade de Guarulhos, por exemplo, os moradores convivem com a situação do rodízio até mesmo nos períodos em que as represas se encontram cheias. Sabe o porquê disto tudo? Isto sempre ocorre nos tempos em que a cidade passa por períodos de escassez de chuva.
Atenção: Guarulhos é a cidade que se registra 18% de desperdício de água por vazamentos, incrível este dado! Ela se destaca sobre outras cidades que apresentam percentuais muito superiores a ela!
Continuando nosso bate papo sobre este assunto, quais alternativas são eficientes para se manter durante o período de rodízio de água?
- É necessário ter em casa caixas d’água para garantir reservas e atender as necessidades básicas do lar;
- Guardar água da chuva ou de tanquinhos para lavar o quintal ou utilizar no vaso sanitário;
- Evite lavar roupa em máquinas. Opte pelos tanquinhos, pois é mais econômico;
- Cuidado para não gastar muita água durante o banho ou demais atividades domésticas;
- É necessário ter novos hábitos para organizar a casa de forma eficiente, ou seja, poupando água.
Agora você deve estar se perguntando: Será que o rodízio acaba? Quando terá fim?
Vejamos no próximo tópico!
O Rodízio tem previsão de acabar?
Esta é uma pergunta difícil de ter uma reposta exata! Por isso, vamos entender quais os reais motivos que levam a necessidade de se fazer o rodízio de água!
Vejamos:
- Situações de seca e estiagem em muitas cidades;
- Atraso na conclusão de obras;
- Volume hídrico abaixo das expectativas;
- Vazamentos de água e outros.
O que está ao nosso controle? Podemos adotar medidas inteligentes para poupar água! E o governo, o que pode ser feito? Garantir a eficiência dos sistemas de represas hídricas, bem como fazer reparos, manutenções a fim de proporcionar diversas melhorias para a população.
Será que, diante de todas essas informações, dá para imaginar que teremos fim no rodízio de água? Como não temos controle sobre as chuvas, é algo que não dá para fazer previsões. O melhor a ser feito é continuar poupando este bem tão precioso!
Caro leitor, na sua cidade já vem acontecendo o rodízio de água? Se possível, compartilhe conosco de que forma ele tem sido realizado! E Para saber mais, acesse o blog → Conta de Água Online