Skip to content

O Inacreditável: SAAE Contas Atrasadas





Os juros cobrados nas SAAE Contas Atrasadas, extremamente altos, foram e ainda está sendo bastante discutido entre os cidadãos que usam os serviços da empresa.

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) é a instituição responsável pela distribuição de água e do tratamento de esgoto presente em várias cidades espalhadas pelo Brasil, mas totalmente independente umas das outras.

E quando surgiu o assunto sobre os altos valores que estariam sendo cobrados nas SAAE contas em atraso, questionou-se o motivo desses valores e se eram para todas as cidades em que a instituição atua.

Todo cidadão é consciente de que depois de algum tempo sem pagar as contas de água, o abastecimento pode sim, ser interrompido, mas nem sempre o atraso é culpa do consumidor.




Neste artigo vamos esclarecer várias dúvidas, não só em relação ao que causou os atrasos, mas também dar dicas de como consultar conta de água em atraso SAAE.

Fique atento.

SAAE Contas Atrasadas, Por Quê?

com quantas contas atrasadas o SAAE corta a agua
Consultar Conta de água em Atraso Copasa

Os motivos mais comuns de se ter SAAE contas em atraso, com certeza é a displicência do próprio usuário, mas o atraso também pode ser causado por motivos como:

  • Falta de condição financeira
  • Extravio do boleto para pagamento
  • Erro na conferência do hidrômetro





Mas o que mais causou problemas para a companhia foi a não leitura dos hidrômetros, sendo este o motivo que mais causou indignação à população, pois o SAAE estava cobrando taxas altíssimas relevantes a essas contas.

Em algumas cidades, a falta de pessoas qualificadas para realizar a leitura dos hidrômetros nas residências, causou o atraso nos cálculos e na emissão da conta de água, e quando isso aconteceu, os valores foram questionados.

A própria empresa pede para que o consumidor acesse o portal de serviços para consultar conta de água em atraso SAAE e assim evitar qualquer tipo de problema.



Previsão para Normalização

A instituição afirma já ter normalizado a questão das leituras de hidrômetro com a contratação de um serviço terceirizado, e estariam isentando os consumidores de taxas de juros sobre as SAAE contas atrasadas neste período.

E o abastecimento de água não correria o risco de ser interrompido até que tudo estivesse realmente decorrendo em ritmo normal.



As principais regionais que mais tiveram problemas deste tipo fora:

  • SAEE Sorocaba
  • SAAE Guarulhos
consultar contas atrasadas SAAE
SABESP 2 via de conta vencida

Minha Conta está atrasada, o que fazer.

A primeira coisa a se fazer é tentar conseguir SABESP 2 via de conta de água atrasada para realizar o pagamento da SAAE conta em atraso, isso pode ser feito das seguintes formas:

  • Entrar em contato pelo canal de atendimento via telefone
  • Solicitação da segunda via pelo whatsapp, em caso de ter este canal de atendimento na região.
  • Ir a uma agência da SAAE e fazer a solicitação pessoalmente
  • Emitir a fatura pelo portal da SAAE da sua região

Todas as regionais da instituição têm um portal próprio, mas na maioria, o processo para consultar conta de água em atraso SAAE é bem simples, até mesmo para emitir o boleto.

Como consultar SAAE Contas Atrasadas

Como mencionamos, o processo é bem simples, e de um modo geral o passo a passo para consultar contas em atraso SAAE é o seguinte:

  • Passo 1: Encontre o portal do SAAE da sua região, isso pode ser feito digitando “SAAE + nome da sua cidade” em qualquer sistema de busca da internet.
  • Passo 2: Encontre a parte de “serviços online” ou “loja virtual”.
  • Passo 3: Faça seu cadastro reenchendo as informações que normalmente são dados pessoas e dados sobre a conta do imóvel cadastrado.
  • Passo 4: Verifique em histórico de contas e clique em emitir caso queira o boleto.

No artigo SAAE 2ª Via, é possível ver outras dicas bastante úteis sobre a emissão do boleto.

Tolerância de atraso para Corte De Água

É essencial saber com quantas contas atrasadas o SAAE corta a água, e quantas já tem em atraso para não correr nenhum risco de ficar sem o abastecimento em casa.

Normalmente o prazo máximo que a empresa espera é 90 dias para que o pagamento seja regularizado.No caso de ter muitas contas em atraso, todas as regionais estão preparadas para fazer negociações de parcelamentos.

Famílias que sejam cadastradas no programa Bolsa família do governo, têm descontos especiais nas SAAE contas em atraso. Neste caso, é preciso solicitar a Tarifa Social.

Data De Vencimento Terá Alteração?

De acordo com a declaração da SAEE de Guarulhos, não, a data primária de vencimento não mudará.As faturas SAAE de contas atrasadas serão sendo enviadas entre os intervalos das contas normais.

O acúmulo de contas pode gerar vários transtornos, por tanto o ideal seria ir diretamente a uma agência da empresa para melhor se informar, pois cada caso é diferente do outro e pode ter uma solução também diferente.

Parcelamento da SAAE com Contas Atrasadas Existe?

saae sobral contas atrasadas
Consultar conta da SABESP

Ainda em 2019, a SAAE contas atrasadas pretendem recuperar até 60% dessa dívida acumulada por residências e comércios.

Para ter ideia, uma das empresas que deve para a SAAE de Salto (SP) está com a inadimplência em 250 mil reais.

Por este motivo, a SAAE contas atrasadas Guarulhos, SAAE contas atrasadas Barretos, SAAE contas atrasadas Sorocaba e autarquias de outros municípios estão disponibilizando o parcelamento das contas atrasadas.

O lado bom de tentar fazer um parcelamento agora é que, no dia 10 de dezembro, a SAAE iniciou uma campanha de renegociação de dívidas.

No município de Oeiras (PI), se o parcelamento for feito até 31 de dezembro, o usuário consegue desconto nos juros e nas multas por atraso.

As contas de água atrasadas, SAAE Sorocaba, também estão participando dessa renegociação, mas o prazo de adesão vai até dia 20 de dezembro.

Mais à frente vamos falar sobre a política de juros e multas no parcelamento de dívida da SAAE. Mas antes…

Como funciona o Parcelamento da SAAE Contas Atrasadas

Em primeiro lugar, é importante você saber que não é cobrada nenhuma taxa para esse parcelamento de contas atrasadas na SAAE.

Para fazer o parcelamento SAAE contas atrasadas, basta ter os seguintes documentos:

  • Conta mensal daquele imóvel em que será feito o parcelamento;
  • Algum documento de identidade que tenha foto e CPF;
  • O contrato de locação do imóvel, caso quem vá fazer o parcelamento seja usuário.

Podem fazer o parcelamento da dívida:

  1. O proprietário;
  2. Um terceiro com autorização assinada ou procuração;
  3. Um usuário que seja responsável pelo período em que os débitos foram feitos, desde que tenha comprovação (que é o contrato de locação do imóvel).

O usuário pode ir ao SAAE mais próximo para fazer o parcelamento ou pode ligar no 0800 770 1195 para tirar dúvidas de emergência.

Os Juros Continuam?

Geralmente a SAAE contas atrasadas são cobradas com 1% de Juros e mais 3% de multa. O problema para quem quer renegociar é que, caso o valor da dívida seja muito alto, esses “4%” acabam aumentando o valor e impedindo o pagamento de uma só vez.

Por isso, a SAAE faz o parcelamento da dívida em até 36 vezes (Sorocaba) e 120 vezes (Guarulhos). Quanto menor a quantidade de parcelas, maior é o desconto nos juros e multas.

Mas é importante lembrar que o valor mínimo da parcela não pode ser inferior à 40 reais.

Um dos exemplos de parcelamento é a SAAE Sorocaba contas atrasadas que já renegociou 1.598.000,00 com a redução das taxas e multas.

E um outro exemplo é a SAAE de Guarulhos, já que, de acordo com a Lei nº 7.750 de 12 de setembro de 2019, as cobranças dos juros e multas são feitas assim:

Para quem aderiu ao PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) em até 20 de dezembro de 2019 com:

  • Parcela única – 90% de desconto em juros e multas;
  • Até 6 parcelas iguais, mensais e consecutivas – 80% de desconto em juros e multas;
  • 7 – 12 parcelas iguais, mensais e consecutivas – 70% de desconto em juros e multas;
  • 13 – 24 parcelas iguais, mensais e consecutivas – 60% de desconto em juros e multas;
  • 25 – 48 parcelas iguais, mensais e consecutivas – 50% de desconto em juros e multas;
  • 49 – 60 parcelas iguais, mensais e consecutivas – 40% de desconto em juros e multas;
  • 61- 72 parcelas iguais, mensais e consecutivas – 30% de desconto em juros e multas;
  • 73 – 100 parcelas iguais, mensais e consecutivas – 20% de desconto em juros e multas;
  • 101 – 120 parcelas iguais, mensais e consecutivas – 10% de desconto em juros e multas.

Para quem quer fazer a adesão do parcelamento da SAAE Sorocaba contas em aberto, basta entrar no site da autarquia (http://www.saaesorocaba.com.br/).

E quem quer os percentuais do PPI depois do dia 20 de dezembro de Guarulhos ou outros municípios, podem procurar a SAAE mais próxima e ver quais as políticas de descontos nos juros e multas.

consultar contas atrasadas saae Sorocaba
SABESP consultar conta

Quando a SAAE Fará a Religação da Água?

Se você está se perguntando “Com quantas contas atrasadas o SAAE corta a água?”, saiba que, de acordo com o site da autarquia, isso acontece a partir de uma conta em atraso – desde que você seja notificado com 30 dias de antecedência.

Mas se, mesmo assim, você acabou não conseguindo pagar o valor do débito antes e teve sua conta cortada, é preciso quitar as contas que estão em atraso e solicitar religação.

Para isso, basta ir ao Serviço de Atendimento SAAE mais próximo da sua residência. É preciso pagar também uma taxa de religação.

O prazo, depois disso, é de 48 horas para a religação. Caso você queira que o serviço seja feito mais rápido, envie um comprovante de pagamento para o e-mail do SAAE da sua cidade.

Como consultar minhas Contas Atrasadas SAAE?

Para consultar contas atrasadas SAAE e as que estão em aberto, é muito fácil:

  • Entre no site da SAAE da sua cidade;
  • Selecione a Opção “Agência Virtual 2ª Via”;
  • Insira o número da Matrícula-DV (que está presente em todas as suas contas SAAE) e clique em OK.

Pronto, agora é só fazer a sua SABESP consulta conta em atraso e efetuar o pagamento pelo canal que achar melhor. A segunda via não tem custos adicionais.

Se o site da sua cidade não houver essa possibilidade, você pode ir ao Serviço de Atendimento SAAE e retirar os débitos e efetuar parcelamento, caso deseje.

As negociações do SAAE Barretos sobre contas em atraso, já estão acontecendo, confiram no vídeo abaixo:

As informações do artigo ajudaram?

Se ainda estiver com dúvidas entre em contato e não deixe de ver as outras muitas informações do Conta de Água Online